tal da primeira vez envolve um misto de emoções, dúvidas e, claro, muita pressão. Para muitos jovens que ainda não transaram, ouvir as pessoas contando suas experiências sexuais pode trazer a sensação de atraso ou de que é diferente do restante do grupo. Aí a virgindade é vista com ‘preocupação’ ou até como motivo de vergonha.
Recebemos uma pergunta de um leitora que reflete bem isso. Ela questiona se existe uma idade limite para perder a virgindade. E aí, será que tem uma reposta certa para essa questão? A Gisele Palma, especialista em educação sexual LGBTQIAPN+, traz pontos importantes para a discussão.
“Sofremos tanta pressão para viver certas coisas com determinada idade que quando passamos dessa idade, nos sentimos absolutamente errados e culpados”, diz a especialista, que enfatiza que ninguém está atrasado quando o assunto é sexo ou relacionamento. É preciso desapegar dessa culpa! “Se você já passou dos seus 20, 30, 40 e ainda não iniciou sua vida sexual ou não se apaixonou, está tudo bem”, tranquila.
Gisele ressalta a importância de cada um respeitar seu processo, sem acelerar seu tempo para cumprir a expectativa do outro – isso não traz alegria para ninguém. “Só você sabe tudo que você passou para chegar até aqui, suas dores, seus medos, suas inseguranças e seus porquês para fazer ou deixar de fazer o que quer que seja”, defende.
Então, lembrem-se sempre: o mais importante antes de transar é ter a confiança de que você está fazendo aquilo por você mesma e não motivada por pressões externas. Existem séries que falam sobre a primeira vez de um jeito legal e sem pressão e que podem te ajudar a entender melhor como se sente em relação ao sexo e como lidar com esse misto de emoções – confira aqui a lista de produções e assista.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!