SOS Sexo: ‘Posso ter uma conversa sobre sexo com a minha ginecologista?’
Sim, e aqui vão algumas dicas para você de como abrir esse papo de forma tranquila e sem tabu!

omo já conversamos aqui na CAPRICHO, falar com seus pais sobre sexo pode não ser fácil, mas você deveria tentar. Agora, se você não se sente confortável mesmo de conversar com eles, já tentou procurar alguma professora que seja mais próxima ou uma tia, por exemplo? Um outro caminho seria solicitar uma consulta a uma ginecologista, sabia?
“Como cuidamos do órgão sexual da mulher, nós, ginecologista, temos conhecimento para passar informação não só sobre sexo seguro e métodos contraceptivos, mas também ajudar com medos, tabus, curiosidades, com dicas – principalmente se for um ginecologista aberto a ter esse tipo de conversa”, defende a ginecologista Juliana Teixeira.
“Então, na sua próxima consulta, se você tiver alguma dúvida sobre sexo, não tenha vergonha de perguntar para o seu ginecologista, mesmo que ele, por livre e espontânea vontade, não comece essa conversa com você”, sugere a médica.
Você já parou para pensar em quão confortável se sente para falar sobre sexo? Quando os amigos e os pais fazem uma pergunta sobre o assunto, você sente vergonha ou liberdade para falar sobre? Por mais que as vivências e experiências de cada um sejam únicas, tratar o tema como um tabu pode ser um problema.
Conhecer o seu corpo e se sentir livre para conhecê-lo e para ser aberta com o outro sobre sua sexualidade é um movimento muito importante de amadurecimento e de respeito consigo mesmo. Pensando nisso, elaboramos algumas perguntas para você questionar o que faria nessas situações e descobrir o quão confortável você é para falar sobre sexo. Faça o teste aqui.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!