SOS SEXO: “Quantos dias de atraso menstrual pode ser sinal de gravidez?”

Cada dia de atraso pode ser sinal de gravidez, mas depois de 14 dias, o alerta é maior. Te explicamos melhor!

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 18h03 - Publicado em 8 dez 2023, 16h41

A menstruação atrasou e você não sabe se isso é normal ou se é sinal de gravidez? Olha, você não é a única! O ciclo menstrual feminino envolve diversos fatores e isso pode ser confuso às vezes. Por isso, estamos aqui para te ajudar, respondendo uma pergunta muito comum: quantos dias de atraso menstrual podem significar gravidez?

Conversamos com a ginecologista Mariana Viza, parceira da CAPRICHO, e ela explicou que, na teoria, qualquer dia de atraso pode ser sinal de gravidez, principalmente se o seu ciclo menstrual for exato e constante. Mas “a desconfiança fica maior quando a menstruação está atrasada a partir de 14 dias”, explica a especialista.

E por que esses dias específicos? “Porque o ciclo menstrual normal pode variar de 24 a 38 dias”, pontua Mariana. Isso significa que, nesses 14 dias, pode ser que esteja atrasado pelo funcionamento do seu ciclo mesmo, mas, depois disso, o risco é maior.

A ginecologista também lembra que precisamos desconfiar de uma possível gravidez quando estamos falando de uma relação em que não houve o uso de nenhum tipo de método contraceptivo. Isso inclui a camisinha, o anticoncepcional ou o dispositivo intrauterino (DIU).

Nesta outra matéria da CH, explicamos o que é anticoncepcional e como você pode escolher o melhor para o seu caso. Independente de usar a pílula anticoncepcional ou o DIU, precisamos lembrar que nenhum método contraceptivo é 100% infalível. Se esquecer de tomar uma pílula, por exemplo, siga as orientações da bula do seu anticoncepcional, que normalmente incluem tomar a pílula esquecida assim que se lembrar, mesmo que tenha que tomar duas. 

Por isso, é muito importante que você escolha um método anticoncepcional com a ajuda do seu médico de preferência, que vai poder te auxiliar na escolha do método que faça mais sentido para você, seus desejos e seu organismo. Além disso, por mais que a desconfiança com o atraso da menstruação seja maior após os 14 dias, se estiver desconfiada, não deixe de procurar por um médico. Cada caso é único e você pode precisar de acompanhamento especializado.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido! 

Publicidade