Criado há quatro anos pela empresa UCO Gear, especializada em produtos para camping, o #trashtagchallenge começou a viralizar agora e até ganhou contas inspirados no nome da campanha. O intuito do desafio é simples: conscientizar pessoas sobre o lixo que elas produzem, como elas lidam com ele e incentivá-las a limpar espaços públicos.
O momento não podia ser mais perfeito! Nunca a Terra se encontrou em uma estado mais lastimável, com o meio ambiente sendo desrespeitado diariamente por milhões de pessoas, desde cidadãos anônimos até enormes e renomadas companhias. Na última semana, por exemplo, descobrimos que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e o país que menos recicla no globo terrestre.
Será que queremos continuar liderando esse ranking? Será que podemos nos dar esse “luxo”? Estima-se que, até 2050, vai haver mais lixo nos oceanos que peixes. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, o problema com o plástico é que as pessoas se esquecem de que ele tem uma vida longa e o utilizam em produtos feitos para serem descartáveis, cujo tempo de uso é curtíssimo. E daí o que acontece? Pilhas e mais pilhas de lixo acumuladas em terra firme, mares e rios.
Para participar do desafio, basta “limpar” um espaço, pode ser a rua da sua casa, uma praia ou praça, e postar uma foto do antes e do depois da limpeza, usando sempre a hashtag #trashtagchallenge. Mas você pode se perguntar: “esse trabalho de formiguinha faz mesmo alguma diferença?”. A resposta é sim. Além de você mudar seu próprio pensamento, você acaba incentivando outras pessoas a refletirem e mudarem seus hábitos. E vamos combinar que, em um mundo cheio de “desafios mortais” nas redes sociais, um que promove a vida é mais que bem-vindo!
Confira abaixo algumas postagens de pessoas que já estão participando do challenge, um dos muitos projetos que estão sendo lançados online envolvendo sustentabilidade e ecologia:
https://www.instagram.com/p/BvIfrNtH_FZ/
Você joga lixo no chão da sua casa? Então porque joga lixo na rua? O planeta Terra é o maior lar que você tem. Preserve os espaços públicos e o meio ambiente.