Twitter voltou? Por que alguns brasileiros conseguiram acessar o X de novo

Mesmo com a suspensão do X no Brasil no fim de agosto, alguns usuários conseguiram entrar na rede social nesta quarta-feira (18). Entenda o que aconteceu

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 15h20 - Publicado em 18 set 2024, 12h14
A

lguns usuários brasileiros se surpreenderam, na manhã desta quarta-feira (18), ao conseguirem acessar o X, o antigo Twitter. A rede social foi suspensa do país no final de agosto, após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Apesar da lentidão no aplicativo, uma galera conseguiu publicar tweets e até a criar memes da situação. Mas aí surgiu a grande dúvida: o Twitter voltou a funcionar no Brasil?

Bom, é melhor não se animar muito. Em nota à Folha de S.Paulo, o STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários, mas, segundo eles, “aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”. Portanto, ainda não há nenhuma novidade em relação ao retorno da plataforma.

O fim do X/Twitter

Como explicamos nesta outra matéria detalhada aqui, o X foi suspenso após a escalada de tom entre o dono da rede social, Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que foi quem deu a ordem para derrubar a rede social.

Moraes tem atuado contra as fake news nas redes sociais brasileiras. Nos últimos meses, ele determinou que perfis disseminadores de desinformação e de condutas irregulares fossem desativados. Em abril deste ano, ele determinou a abertura de um inquérito para investigar a conduta de Musk. Na época, o ministro incluiu o nome de Musk no inquérito já existente das milícias digitais e estipulou uma multa de R$ 100 mil para cada perfil que a rede social reativar sem o consentimento da Justiça. Você pode ler tudo sobre isso aqui.

Ainda é difícil determinar o futuro da rede social. Mas a decisão de Moraes determinou a suspensão do X até o pagamento de uma série de multas e, também, da indicação de um representante legal no país.

Publicidade