Segundo dados da Infobase Interativa, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais, mesmo que temporariamente. O aplicativo que mais desperta essa vontade de ficar off-line é o Instagram, citado como aquele que mais afeta a autoestima dos adolescentes. Mas será que é possível viver em pleno 2021 com um celular sem internet?
Sabemos que sim, afinal essa é a realidade de cerca de 46 milhões de brasileiros, que não possuem acesso à internet, como aponta o IBGE. Na maioria dos casos, a questão é geografia, vivendo essas pessoas em zonas, normalmente rurais, onde a rede ainda não chegou. Só que essa questão afeta outras, que desemboca em todo um problema social, cultural e econômico.
A Isa Otto, nossa editora de comportamento, aposentou seu Android cheio de aplicativos que davam certo praticidade ao seu dia a dia e usou durante uma semana um Nokia 110, inspirado em um modelo de aparelho que fez muito sucesso nos anos 2000. Nele, apenas SMS, ligações e o jogo da cobrinha. Como será que foi esse Detox Digital? Breve, mas poderoso e significativo.
Aliás, ela gravou um diário para compartilhar seus momentos de altos e baixos, e suas conclusões desse laboratório. Olha só: