Você já ouviu falar do Vero? É uma plataforma nova que tem ficado cada vez mais popular entre os usuários da internet nos últimos dias. Inclusive, muitos artistas já estão se rendendo à novidade, como o Connor Ball, do The Vamps, e o YouTuber Christian Collins. Mas em meio a tantas redes sociais, o que essa tem de diferente?
O próprio nome, que significa “verdade” em italiano, já responde. De acordo com a empresa criadora, as redes sociais antigas passam um falso sentimento de conexão e o aplicativo Vero quebra essa solidão, permitindo que as pessoas sejam elas mesmas.
As diferenças do app Vero começam já no design! A rede é marcada por um fundo escuro e detalhes em verde. Além disso, ela não possui nenhum tipo de anúncio – e nem vai possuir! Ele também permite que você selecione as pessoas que podem ou não ver suas publicações.
Mas a maior inovação da nova rede social é trazer de volta algo que as outras estão abandonando cada vez mais: a ordem cronológica. Assim como a publicidade, o Vero também dispensa os algorítimos, que observam os comportamentos online de cada usuário e trazem mais engajamento, como acontece com o Facebook, Instagram e Twitter. Na maioria das vezes, nas redes mais antigas e consagradas, você vê os posts por nível de interesse e não por cronologia.
O aplicativo está disponível para Android e iOS. Você se cadastra e recebe um código de confirmação no celular para que seus contatos sejam sincronizados na conta. Na página inicial, alguns ícones estão no canto superior da tela. Na lupa, você pode fazer busca nas categorias “Pessoas”, “Hashtags”, “Fotos”, “Vídeos”, “Links”, “Música”, “Filmes”, “TV”, “Livros” e “Locais”. Ele também recomenda os conteúdos mais populares.
No seu perfil, você pode alterar a foto principal, adicionar uma bio, ver suas conexões, conferir suas publicações em grade ou lista, visualizar quem te segue e quem você está seguindo. Você ainda pode ver suas coleções separadas por conteúdo, como foto, música ou filmes. As últimas duas opções do menu são reservadas para as notificações e as mensagens recebidas. Um botão de “+” é destinado para as novas postagens. Resumindo: um Facebook, mas sem anúncios e organizado por ordem cronológica – e ainda sem familiares.
Muitas pessoas já estão empolgadas com o Vero, que soma mais de 500 mil downloads. Será que vai vingar ou vai flopar?