Você precisa fazer estas 10 coisas pela primeira vez em 2025

E você não precisa de dinheiro ou muito tempo para isso. Viver o novo pode ser algo simples e que super cabe na sua realidade!

Por Juliana Morales 29 jan 2025, 13h01
Q

uando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Essa frase é clichê, mas nos faz relembrar o quanto é gostoso vivenciar experiências novas e descobrir sensações diferentes. Temos 2025 inteiro pela frente para testar novos hobbies, conhecer lugares escondidos, viver situações inusitadas. Chegou a hora de sair da zona de conforto e mergulhar no desconhecido – acredite, pode ser muito divertido!

E, sim, você pode estar pensando agora que viver essas experiências novas requer tempo, dinheiro ou condições que talvez não tenha no momento, como viajar para outro país, pular de paraquedas, ou acampar nas montanhas. É verdade, algumas são bem mais complexas, mas saiba que viver o novo pode ser algo simples e que super cabe na sua realidade. Vamos te dar exemplos e ideias bem possíveis e legais.

1. Experimentar uma comida que você diz que não gosta

Você diz que não gosta de uma comida, mas, na verdade, você nunca nem provou? Que tal dar uma chance e tentar novos sabores e quebrar alguns prejulgamentos? (isso vale para comida e para outras áreas da sua vida, viu?).

2. Ir a um lugar novo na sua cidade

Você quer passear, conhecer outras cidades e países, isso é realmente legal. Mas, às vezes, você tem lugares incríveis pertinho de você e não dá muita atenção a eles. Explore mais e tire o melhor de onde você vive também!

Continua após a publicidade

3. Cortar o cabelo de uma maneira que nunca cortou

Mudanças são bem-vindas! Cortar o cabelo pode ser uma ótima maneira de marcar o início de um novo ciclo ou de dar um boom na autoestima.

4. Abandonar uma mania

Sim, essa aqui pode ser um pouco mais complicada, mas pode ser um desafio interessante para você tentar. Muitas vezes, entramos no modo automático e não paramos para pensar por que fazemos as coisas que fazemos. O que está por trás das suas manias? Elas são inofensivas ou acabam de prejudicando? Vale a reflexão.

5. Fazer um detox do celular

Outro desafio: já tentou uma semana desconectado, sem o celular? Ou, pelo menos, diminuir significativamente o tempo de tela? Nesse cenário de hiperconectividade que vivemos, pensar em ficar longe do aparelho e da internet parte do dia pode ser bem estranho e incômodo para muita gente, mas fazer um detox da tecnologia vai fazer bem para seu bem-estar e foco. Confira aqui 4 aplicativos vão te ajudar a controlar melhor o tempo de tela.

6. Fazer um voluntariado

O trabalho voluntário é uma ótima forma de transformar o seu tempo livre em uma experiência significativa. Existem diversas formas de voluntariado e você pode encontrar o que faz mais sentido para você e sua realidade. Além de contribuir para causas significativas, pode te ajudar a desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais e fazer conexões.

Continua após a publicidade

7. Começar a acompanhar novos perfis e influenciadores nas redes

Muitas vezes, nosso comportamento e os algoritmos nos fazem ficar presos em uma espécie de bolha nas redes sociais. Acompanhamos sempre as mesmas pessoas, escutamos sempre as mesmas opiniões, nos mantendo em uma zona de conforto. Que tal furar um pouco essa bolha? Lembre-se: diversidade de vozes, ideias e perfis é muito importante e pode te acrescentar muito!

8. Chamar os amigos para fazer algo diferente

Você e o seu grupo de amigo sempre fazem as mesmas coisas e vão para os mesmo rolês? Para, né? Há vários programas diferentes para fazem entre a galera, que envolvem arte, esporte e muita diversão. Na CAPRICHO, já falamos, por exemplo, de como fazer uma noite de pintura de taças pode ser um rolê muito legal.

9. Aprender uma nova língua

Aprender uma nova língua, além de ser importante para seu futuro profissional, te possibilita também conhecer uma nova cultura e conversar com mais gente. Você não precisa ficar preso só no inglês e espanhol, idioma mais comuns de serem ensinados aqui no Brasil. Veja qual língua mais te instiga e aproveite conteúdos online e aplicativos gratuitos para aprender.

10. Testar um novo hobby

Um relatório de tendências do Pinterest apontou os hobbies queridinhos da Geração Z no momento. Segundo a plataforma, a galera tem se dedicado a promover conexões e comunidade, explorar novas experiências e buscar hobbies criativos. Um indício disso é o fato dos jovens estarem investindo em atividades manuais, na linha do “faça você mesmo”, como a confecção de bijuterias com miçangas, fios e resina.

Continua após a publicidade

Quer ajuda para achar o seu? Responda estas perguntas aqui e te indicamos um novo hobby para 2025.

 

Publicidade