Como prometido, Taylor Swift lançou o tão aguardado clipe de Look What You Made Me Do neste domingo, durante o Video Music Awards 2017, e causou real.
O vídeo foi filmado pelo Joseph Kahn e demorou para ser feito, viu? Em seu Twitter, ele contou que eles começaram a pensar nos conceitos em janeiro, filmaram em maio e a pós-produção continuou até esse sábado.
Pela própria música, a gente já imaginava que o clipe viria lacrando e cheio de indiretas, mas Tay ultrapassou todas as expectativas e jogou shade até nela mesma. Duvida? Vem ver todas as referências que a cantora colocou no clipe de LWYMMD:
1- O cemitério
O clipe vai afirmar isso diversas vezes, mas logo no começo Tay mostra que todo o seu passado está morto. O vídeo começa em um cemitério, no qual as lápides formam as letras T e S e, na principal, podemos ler: “Aqui jaz a reputação da Taylor Swift”.
A cantora começa o clipe saindo da terra, como se estivesse voltando dos mortos. Ela está usando a roupa do clipe de Out Of The Woods, último que lançou na Era 1989.
2- As lápides
Em outro momento, vemos Taylor enterrando algo e o nome Nils Sjöberg está na lápide atrás. Nils é o nome que Taylor usou como pseudônimo para compor This Is What You Came For, música do Calvin Harris com a Rihanna, e que deu toda aquela confusão e acabou com o tuíte do DJ dizendo: “Eu imagino que, se você está feliz em seu novo relacionamento, deveria focar nisso ao invés de tentar arrastar seu ex-namorado pra baixo. Sei que você não está em turnê e precisa de alguém novo para tentar enterrar, como Katy etc, mas eu não sou esse cara. Não vou permitir. Por favor foque nos aspectos bons da sua vida porque você conquistou uma vida ótima.”
Antes de mudarmos a cena, Taylor aparece sendo enterrada vestindo o vestido de Oscar De la Renta que usou no MET Gala de 2014. É para mostrar que ela começou a “morrer” no início da era 1989.
3- O dólar
Logo em seguida, a cena muda para Taylor em uma banheira de diamantes. A própria cantora já tinha falado sobre a imagem que a mídia criou dela de uma pessoa que “chora as mágoas em uma banheira de diamantes”.
Mas a parte interessante deste take é que no meio de vários diamantes, vemos uma nota de um dólar. Ela simbolizaria o único dólar que Taylor ganhou no processo contra o assédio, contra os milhões que ele estava cobrando dela.
4- As cobras
As cobras aparecem em vários momentos do vídeo, mas elas ganham destaque mesmo na parte que Taylor está no trono, como se fosse a rainha desses animais. Inclusive, uma das cobras a serve chá. “Tea” em inglês significa fofoca, informações pessoais de uma pessoa que são divulgadas. Quer algo mais “Taylor”?
5- Katy Perry?
A próxima cena mostra Taylor batendo o carro e depois se exibindo para os papparazzi. A primeira interpretação é bem clara. O cabelo da cantora está preso de um jeito que ela fica igual a Katy Perry, né? Para continuar a interpretação, dentro do carro tem uma onça (referência a Roar) e o pior de tudo é que Tay está segurando um Grammy, que Katy é “famosa” por nunca ter ganho.
6- Segunda alternativa
Essa é menos provável, mas talvez possa se encaixar na análise também. O carro que Taylor bate é um Maserati. A letra de Red faz referência a esse carro: “Loving him is like driving a new Maserati down a dead-end street” (Amá-lo é como dirigir um novo Maserati por uma rua sem saída, em português).
O Grammy, então, seria uma indireta para a Taylor não ter ganhado álbum do ano por Red na premiação. Ela mesma contou que estava esperando muito por isso e que após o acontecido foi para casa chorar. Foi aí que ela teve a ideia de ir de vez para o pop em 1989.
7- A jaula
Neste trecho do clipe, Taylor está de laranja (cor usada pelos prisioneiros nos EUA) e dentro de uma gaiola. Isso representa o tempo em que ela passou longe do público, meio que “presa” em casa. Ao mesmo tempo, a gaiola é uma prisão aberta, mesmo que Taylor esteja escondida, ainda tem gente que está tentando acompanhar cada passo seu.
Mais tarde, no banquete, Taylor toma champagne e come lagosta, mas além disso tem também um rato no seu prato. Ratos são comidas de cobra e também a palavra “rat”, em inglês, é usada para definir pessoas que são pouco confiáveis e dedo-duro.
8- A companhia de stream
Taylor assalta uma companhia de stream! Lembram da treta dela com o Spotify, em que ela achava que eles não recompensavam todos os envolvidos na criação de uma música de maneira devida? Tay, então, retirou todas as suas músicas do catálogo deles e só voltou recentemente. A cantora queimando o dinheiro também simboliza as pessoas que sempre a chamaram de mercenária.
9- O squad
“Para ser honesta, e isso provavelmente vai me colocar em problemas, eu não vejo ninguém em nenhum tipo de squad que tenha um corpo normal. É tipo uma imagem falsa de como as pessoas deveriam se parecer. E de como elas deveriam ser – e isso não é real”, disse Demi Lovato uma vez ao criticar o “squad” da Taylor.
No vídeo, então, Tay transformou todas as suas amigas em bonecas plastificadas e padronizadas e age como uma ditadora, mandando em todas.
10- Os boys
Na parte da dança, Taylor é acompanhada por 8 boys. Eles vestem a camiseta “I <3 TS”, com a mesma estampa usada por Tom Hiddleston no 4 de julho do ano passado, e que foi muito criticada pela mídia, que disse que Taylor o obrigou a usá-la.
Os 8 dançarinos também podem simbolizar os 8 relacionamentos mais públicos da cantora: Joe Jonas, Taylor Lautner, John Mayer, Jake Gyllenhaal, Conor Kennedy, Harry Styles, Calvin Harris e Tom Hiddleston.
11- As Taylors
Na parte final do vídeo, temos a representação de todas as Taylors. Primeiro, a cantora da era Reputation (ela está com uma blusa escrito Rep) se mostra acima de todas as outras, que tentam escalar para alcançá-la, mas não conseguem e caem.
Depois, temos a cena final com todas as Taylors do clipe e mais algumas da carreira dela: a da era Red, a de Fearless, a do VMA 2009, a com o vestido do Met Gala 2014, a Taylor de You Belong With Me e a de Shake It Off.
Todas as Taylors conversam entre si e cada fala representa um shade diferente:
A- A primeira fala é para representar as pessoas que a acham irritante.
B- “Bitch”
Neste trecho, Taylor faz uma referência a treta com Kanye West, já que em sua música Famous ele a chama de vadia, sem o consentimento dela. Diferente da parte do “eu e a Taylor ainda vamos transar”, que estava na conversa de telefone entre os dois, vazada por Kim Kardashian.
C- Crítica a todos que a chamam de falsa.
D- Shade em quem fala que ela se faz de vítima
Lembram deste texto?
E- Mais Katy Perry
Nesse trecho, a Taylor do Met Gala pergunta para a Taylor Katy o que ela está fazendo, e a Katy responde “pegando recibos”. Em Swish Swish, música que Perry escreveu pra Swift, Katy canta “o carma não perdoa e guarda os recibos”.
F- VMA 2009
Por fim, Taylor aparece com o vestido e penteado usados no VMA 2009, quando foi interrompida por Kanye West. Sua fala representa o que ela escreveu no ano passado, quando Kim divulgou a ligação entre os dois.
BÔNUS: A camiseta usada pela Taylor de You Belong With Me tem o nome de vários amigos da Taylor atualmente, incluindo Selena Gomez, Ed Sheeran, Blake Lively e Ryan Reynolds, Martha Hunt, Alana, Danielle e Este, do HAIM, Gigi Hadid, Lena Dunham, Lily Aldridge, Abigail, entre outros.
E aí, vocês tinham reparado em tudo isso? Repararam em algo que não está aqui?