‘Amor não se limita’: O legado de Preta Gil, para Francisco, seu filho

Cantor dos Gilsons compartilhou nas redes sociais alguns registros dos últimos dias de vida da empresária.

Por Rômulo Santana 23 jul 2025, 13h23
F

rancisco Gil, filho de Preta Gil, compartilhou com o público um texto de despedida para sua mãe nesta terça-feira (23). O integrante dos Gilsons também publicou em seu Instagram algumas fotos dos últimos dias de vida da cantora que  faleceu no último domingo (20).

Nas imagens, a empresária pode ser vista segurando a mão de sua única neta, Sol Maria. Sentada em uma cadeira de rodas, fazendo compras em uma loja de cosméticos. Encontrando sua amiga Carolina Dieckmmann e ouvindo seu filho tocando violão.

“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você estava tirando aquela força“, começou o líder dos Gilsons.

Para Fran, Preta encontrou no amor que sentia pelas pessoas a coragem necessária para enfrentar a doença. O cantor diz que nunca sentiu ciúmes de compartilhar com outras pessoas o “maior dom” de sua mãe, o ato de amar.

Continua após a publicidade

“A sua compulsão era a generosidade. Ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. e você amou tanto… tanto. você foi — e será sempre — tão amada, mãe. que privilégio ter vindo pra esse mundo de dentro de você. minha melhor amiga“, escreveu o pai da Sol de Maria.

Segundo o artista, a segunda filha de Gilberto Gil passou seus últimos dias sorridente e carregava nos olhos um certo mistério, algo que para ele simbolizava uma despedida. Fran também compartilhou quais foram as palavras que ouviu do avô depois da morte de Preta. O pai da cantora utiliza uma expressão que carrega certo exagero para celebrar o início da “eternidade” de alguém.

“Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre… e muita coragem pra encarar o que estivesse por vir. e foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que — como sempre — você sabia bem o que tava fazendo. o seu tempo foi esse… e foi intenso. como disse seu pai pra mim depois de você partir: ‘que agora venham os 50 bilhões de anos…’”, compartilhou o cantor.

Continua após a publicidade

Preta Gil morreu em sua casa, em Nova York, nos Estados Unidos, onde também realizava tratamento. Ela estava cercada por familiares e amigos próximos, após uma batalha contra um câncer no intestino.

Além de representatividade, empatia e coragem, ela deixa um legado artístico e humano profundo e será sempre lembrada por inspirar, acolher e encorajar tantas pessoas a serem quem são sem medo.

Continua após a publicidade

 

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade