Anora vence a categoria de ‘Melhor Filme’ no Oscar 2025
O principal prêmio da noite é o quinto do filme, que se consagra como o mais premiado desta edição do Oscar.

nora conquista o principal prêmio da noite neste domingo (02) e se consagra como o filme mais vencedor do Oscar 2025, com 5 estatuetas. Além de ‘Melhor Filme’, o longa também garantiu o prêmio de ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Diretor’, ‘Melhor Roteiro Original’ e ‘Melhor Edição’.
O longa conta conta a história de Anora, uma profissional do sexo que se apaixona por um filho de oligarcas russos. Casando-se em poucas semanas, ela tem a vida virada de cabeça para baixo quando a família decide separar a união, e seu conto de fadas começa a ruir.
Do diretor Sean Baker, Anora é um filme independente, ou seja, que não foi feito por um grande estúdio de Hollywood e, por isso, com um orçamento baixo. Ele desbanca o favorito na categoria de ‘Melhor Filme’, O Brutalista, que já havia vencido o principal prêmio do Globo de Ouro.
No discurso de agradecimento à estatueta de ‘Melhor Diretor’, Baker falou sobre a importância do cinema e pediu para que os convidados presentes não deixassem estes estabelecimentos morrerem, já que, pelo menos ele, não irá deixar de “fazer filmes para as telonas”.
“Assistir a um filme no cinema com uma plateia é uma experiência. Podemos rir juntos, chorar juntos, gritar de medo juntos, talvez sentar em silêncio devastado juntos. Em um momento em que o mundo pode parecer muito dividido, isso é mais importante do que nunca. É uma experiência comunitária que você simplesmente não tem em casa”, afirma.
Na categoria, também foram indicados O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emília Pérez, Ainda Estou Aqui, Nickel Boys, A Substância e Wicked.