Ator alega que ‘Friends’ tinha ambiente tóxico e racista para asiáticos

Stephen Park chegou a procurar o sindicato dos atores na época, mas caso não evoluiu. A gente te explica.

Por Da Redação Atualizado em 6 mar 2025, 14h34 - Publicado em 6 mar 2025, 14h32

Friends é uma série que marcou gerações e certamente é uma das produções mais queridas de todos os tempos. Mas, segundo a revista norte-americana Variety, nem todo mundo se sentiu tão confortável assim em alguns sets de gravações da série.

O ator Stephen Park, que aparece no episódio The One With the Chicken Pox da segunda temporada, e no episódio The One With the Ultimate Fighting Champion, da terceira temporada, não se lembra com carinho de sua participação na série.

“Naquela época, eu sentia que era um ambiente meio tóxico”, disse Park durante uma entrevista para o podcast recente no podcast Pod Meets World. Atualmente, Park faz parte do elenco de Mickey 17, ficção científica dirigida por Bong Joon Ho, o mesmo responsável por Parasita.

Ele explica que “James Hong [famoso ator de origem asiática] era o ator que também estava no episódio comigo, e [o diretor assistente] o chamava para o set e, você sabe, basicamente dizia: ‘Onde diabos está o cara oriental? Peguem o cara oriental.’”

Continua após a publicidade

Ele continuou, afirmando que não foi a primeira vez que algo deste tipo aconteceu em um set. “Mas é o ‘business as usual‘ em Hollywood em 1997, eu acho que era. E ninguém sentiu a necessidade de corrigir isso ou dizer algo sobre. Então, era um comportamento normal.”

Park ainda afirmou ao podcast que na época tentou entrar em contato com o Sindicato dos Atores, o famoso, Screen Actors Guild, que detém o SAG Awards, sobre o incidente e ele foi orientado a escrever um artigo sobre a situação para o jornal LA Times.

Park chegou a escrever e foi entrevistado por alguns repórteres, mas a história nunca foi publicada, segundo ele. “Eu tinha me tornado tão consciente das questões e estava tão bravo, que tudo para mim era sobre isso”, disse.

Continua após a publicidade

“Eu sentia que não havia liberdade. Eu não sentia nenhuma liberdade. Então, eu não tinha ideia do que eu iria fazer, mas eu simplesmente decidi desistir. Eu disse a todos, ‘Eu não vou mais atuar.’”

Park voltou finalmente a atuar após um bom tempo fora das câmeras e chegou a aparecer em séries como Law & Order e Mad About You (Louco Por Você, em tradução livre).

Publicidade