BENJAMÍN é um dos protagonistas de B.A.: O Futuro Está Morto, nova série nacional da HBO Max que conta de um grupo de jovens forma uma sociedade secreta para sobreviver em um Brasil distópico. Em conversa com a CAPRICHO, o ator nos revelou como se sente estando em um papel tão representativo e também contou um pouquinho do que está vindo por aí em seu primeiro álbum de estúdio.
“Ao mesmo tempo que fico feliz e honrado de abrir essa porta, fico um pouco incomodado de isso estar acontecendo apenas em 2023, mas ‘B.A.’ é uma exceção, já que tem uma equipe que tinha integrantes trans. Espero que seja só o comecinho disso tudo”, contou.
O sorocabano BENJAMÍN, de 24 anos, é um artista completo. Formado em artes cênicas pela CAL, ele atuou na última temporada de Malhação (2019 – 2020) no papel de Martinha, onde ganhou uma maior notoriedade pela primeira vez. Apaixonado pelas artes desde criança, ele batia panelas em casa e montava shows de circo e fantoche para a família. Durante as aulas de bateria, aos 8 anos, se apaixonou pela música e logo aprendeu a tocar violão e piano apenas observando outras pessoas tocando.
2020 foi um ano de virada de chave para o artista: em setembro daquele ano, ele compartilhou seu processo de transição de gênero, por meio de uma publicação no seu perfil oficial do Instagram: “Eu sou transexual”, afirmou. “Aos 21 renasci BENJAMÍN. Me perdoa por não ter te aceitado antes, Ben. Eu ainda não conseguia”, escreveu na legenda do post.
Desde então, BENJAMÍN compartilha em suas redes sociais e celebra com seus milhares de seguidores momentos felizes de sua transição, como o primeiro ano desde que começou o processo de hormonização, comemorado em agosto de 2022, e em junho do mesmo ano, quando postou o seu novo documento de identidade com nome e gênero retificados.
“Foi muito massa como tudo isso repercutiu na época e como outras pessoas se identificaram com a minha história. Acho que apesar de uma exposição, eu me sinto confortável em dividir isso devido ao tempo que demorou para eu me entender e para isso maturar dentro de mim. Eu sou uma pessoa trans e a vivência de uma pessoa não é a vivência de todas”.
Seu primeiro grande sucesso na música também veio em 2020, quando ele lançou o single gela. O clipe, que está quase chegando em 2 milhões de views no YouTube, foi divulgado no 5º episódio do FILTR Next, um reality produzido pela Sony Music, que acompanhou a construção da carreira musical do BENJAMÍN, que foi escolhido para ser a estrela desta primeira temporada e inaugurar o programa na web.
Pronto para retomar aos projetos, depois de uma pausa durante a pandemia, o artista também vai lançar, ainda este mês, o seu mais novo single autoral, sinto muito. A faixa fala sobre um término indesejado, porém inevitável.
“Gosto de pensar essa música como sendo um limite, um momento de virada em que deixamos a ideia de um amor morrer dentro de nós para nascer algo ainda desconhecido, porém necessário”, afirma BENJAMÍN, que retorna para a cena musical com um clipe de peso dirigido por Mariana Youssef, uma das criadores e diretoras de B.A., e produzido por Giulia Del Bel, que também atua ao seu lado na série.
Com seu primeiro álbum em processo de produção, BENJAMÍN pretende se consolidar na música popular brasileira como parte de uma nova geração de artistas que, além de entender a liberdade artística do processo criativo sem se restringir a nichos ou gêneros, também se preocupa em ampliar a representatividade trans dentro da arte popular.
“Eu tenho um álbum, que está em processo de produção, que será lançado em 2024. Na verdade é o meu segundo álbum, mas o primeiro nunca será lançado. Eu tenho um álbum que eu compus há muito anos e cheguei a gravar as demos, mas descartei este lançamento porque ele não faz mais sentido para mim. Então o álbum de 2024 será oficialmente o primeiro que o público vai conhecer”.
Na série B.A.: O Futuro Está Morto, BENJAMÍN interpreta Ariel, um garoto que acaba de completar 15 anos. Recém-chegado de outra cidade, ele tenta se acostumar à nova escola e à convivência com o pai, após perder a mãe, quando é recrutado pelo B.A. Sobre suas semelhanças com o personagem o ator que revelou que se identifica bastante com Ariel. “O que mais me identifico é em que lugar a coragem aparece. Ele é um menino muito medroso, de início, mas chega um momento em que ele entende que precisa ter algo maior que o medo, onde entra a coragem. Me identifico bastante com esse lugar”.
“É muito incrível ter uma produção deste porte brasileira, com elenco jovem e ao mesmo tempo com tanta potência, no sentido político. É muito difícil fazer audiovisual no Brasil, então acho que de certa forma também é uma resistência, pois na série falamos de algo que vai muito contra a repressão e os preconceitos. A série é muito potente neste sentido, acho que é uma distopia, mas uma distopia muito próxima”.
Para o próximo ano, BENJAMÍN adianta: “Tem mais alguns projetos para acontecerem ainda esse ano na verdade (risos), mas ano que vem quero muito colocar esse álbum no mundo e voltar aos palcos, é para onde tenho direcionado minha energia nos últimos tempos e com certeza vai ser muito realizador compartilhar isso com as pessoas que me acompanham”.
Confira o trailer:
Em B.A.: O Futuro Está Morto, BENJAMÍN atua ao lado de Giulia de Bel, Shaolin, Pedro Goifman, Ana Karolina Lannes, Antonio Haddad, Luan Carvalho, Samantha Prates, Sabrina Nonata, Carol Akemi, Renato Santana, Yasmin Azevedo, Milhem Cortaz, Betty Gofman, Cris Vianna, Zécarlos Machado, Flávio Bauraqui, Ingrid Gaigher, entre outros.
A série adolescente, criada por Mariana Youssef e Peppe Siffredi, tem oito episódios e é livremente inspirada em O Beijo Adolescente, HQ de sucesso do quadrinista Rafael Coutinho.
B.A: O Futuro Está Morto já está disponível na HBO Max.