Continua após publicidade

Com silêncio de Taylor Swift, fãs organizam homenagem à Ana Benevides

"Falta de posicionamento, infelizmente, não condiz com a artista que sempre amamos", diz chamado do "Update Swift Brasil", fã clube oficial.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 18h07 - Publicado em 20 nov 2023, 15h41

[NOTA ATUALIZADA ÀS 17:53]

A pedido da família de Ana Benevides, fã clube de Taylor Swift derrubou a ideia de fazer silêncio após a música “Champagne Problems” e levar placas ou projetarem a frase “Justice for Ana Benevides” (Justiça Por Ana Benevides, em inglês). Mas a homenagem está mantida. O novo pedido afirma que a frase “Ana Benevides: Will Be Remembered” foi aprovada pela família e deve ser projetada em celulares ou cartazes logo após o término da canção.

“Pedimos para os fãs presentes na apresentação de hoje que ergam, após a música ‘Champagne Problems’. Aqueles que não conseguirem imprimir o cartaz, abram através de seus celulares”, diz perfil oficial da movimentação.

O perfil do “Update Swift Brasil” ainda pontuou que gostaria de “frisar a responsabilidade TOTAL da empresa que realizou o evento, T4F, que negligenciou responsabilidades e fez descaso com os fãs, ocasionando na perda de uma vida.”

Texto segue e afirma que “a homenagem nada tem a ver com responsabilizar a Taylor ou qualquer um de sua equipe, mas sim, lembrar que a morte de uma fã, de uma de nós, que ama a Taylor tanto quanto qualquer um, não pode ser um fato isolado e esquecido!”

A homenagem nada tem a ver com responsabilizar a Taylor ou qualquer um de sua equipe, mas sim lembrar que a morte de uma fã, de uma de nós, não pode ser esquecida.

Fandom de Taylor Swift, sobre ação no show desta segunda (20)

O silêncio de Taylor Swift sobre a morte de Ana Benevides, 23, em seu primeiro show no Rio de Janeiro, tem incomodado os fãs. Em resposta, um dos principais fã clubes da artista aqui no Brasil está organizando uma homenagem à jovem estudante independente da produção e da própria cantora em seu último show no Rio de Janeiro, marcado para esta segunda-feira (20).

Continua após a publicidade

Em comunicado nas redes sociais, o “Update Swift Brasil” diz que “a falta de posicionamento, infelizmente, não condiz com a artista que sempre amamos” e pede que fãs fiquem em silêncio após o final da música “Champagne Problems” e levantem placas com a frase “Justice For Ana”, também como forma de protesto.

Neste mesmo momento, em outros shows, o público usa o espaço para ovacionar a artista, já que a música tem um tom emocionante por ser lenta e trazer dores da cantora na letra e melodia.

“Em resposta ao silêncio da Tickets for Fun, da equipe da Taylor e da própria artista e em busca de ações por parte desses para prover o mínimo de conforto e paz para a família de Ana Benevides, estaremos nos organizando para, no show de hoje, 20 de novembro, após Champagne Problems, o momento que geralmente reservamos para ovacionar a Taylor, seja feito e mantido o máximo possível de silêncio em memória à Ana e protesto pela falta de posicionamento”, diz comunicado.

Leia o comunicado completo publicado nas redes sociais:

Continua após a publicidade

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) parabenizou a atitude em resposta na postagem. Ela foi uma das responsáveis por protocolar um projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento de água de forma gratuita em shows.

“Os organizadores de shows e grandes eventos deverão instalar bebedouros distribuídos de forma estratégica em áreas de fácil acesso e com sinalização e divulgação adequada. Também fica proibido impedir que o público ingresse no evento com água para consumo próprio. O não cumprimento da Lei acarreta em multas e a suspensão da autorização da empresa em realizar eventos”, diz o projeto, que ainda precisa passar por aprovação na Câmara e no Senado. 
Veja aqui o que pode ou não entrar nos shows da Taylor Swift a partir de agora
Continua após a publicidade

Morte de Ana Benevides está sendo investigada

ana morte show taylor swift
Redes sociais/Reprodução

Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu na noite de sexta-feira (17), após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift. Ela foi enviada para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, após desmaiar, ser atendida no estádio e levada ao hospital. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

A morte de Benevides virou assunto nas redes sociais logo na noite de ontem e gerou comoção dos fãs, mesmo sem ter a informação confirmada. Mas Estela Benevides, prima da jovem, confirmou a morte ao jornal Folha de S. Paulo. Em suas últimas postagens nas redes sociais, a jovem fazia uma contagem regressiva para “viver seu sonho de assistir a um show de Taylor Swift”.

Continua após a publicidade

O perfil de Benevides nas redes sociais diz que ela cursava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso. A atlética da universidade, na qual ela atuava como diretora, também publicou uma mensagem lamentando a morte dela. “Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado”, diz a postagem.

Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado.

A “loirinha” estreou sua turnê no Brasil no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mais conhecido como Engenhão, para um público de mais de 60 mil pessoas que enfrentaram meses de fila e um estádio lotado para vê-la de perto. Na noite de ontem, devido à onda de calor, mais de mil pessoas desmaiaram e precisaram ser atendidas devido à alta temperatura dentro do estádio, que chegou a 60º C.

Nas redes, fãs reclamaram da proibição de entrada com garrafas d’água no estádio, considerando o calor forte. Durante show, Taylor pediu que a organização jogasse água para o público.

Publicidade

Publicidade