Muito além da popularização do k-pop, os k-dramas — que é como são chamadas as novelas e séries produzidas na Coreia do Sul — também ganharam espaço no resto do mundo e são febre entre os brasileiros. Para assistir, já existem plataformas de streaming disponíveis no mercado, com destaque para o Viki Rakuten, que é especializado em dramas coreanos, chineses, japoneses e taiwaneses, incluindo também uma gama de programas de variedades, filmes e reality shows (a segunda temporada de Queendom está sendo exibida por lá, por exemplo).
Em parceria com a Capricho, o Viki revelou quais foram os 10 k-dramas mais assistidos no Brasil em 2021. Confira a seguir o nome e a sinopse de cada uma das obras:
1º lugar: Beleza Verdadeira
Im Joo Kyung (Moon Ga Young) é uma estudante colegial animada e positiva sobre a maioria das coisas — exceto sua aparência. Obcecada por vídeos tutoriais na internet, ela se tornou uma especialista autodidata em maquiagem e transformou sua vida por completo. Na escola, ela é conhecida como uma das meninas mais bonitas da turma, embora ela secretamente viva com medo de seus colegas descobrirem sua aparência por trás da base e do batom.
Beleza Verdadeira ficou em primeiro lugar por três meses consecutivos no Viki e metade dos espectadores brasileiros assistiram a todos os 16 episódios da série em apenas 4 dias!
2º lugar: Desgraça ao seu Dispor
Tak Dong Kyung (Park Bo Young) tem tido pouca sorte na vida. Há alguns anos, os pais foram mortos em um acidente inesperado e agora ela foi diagnosticada com um tumor cerebral. Numa noite, ela sobe até a cobertura de um prédio e pede aos céus para acabar com o seu sofrimento. Mas desta vez, seu clamor é atendido. Suas palavras invocam um misterioso ser celestial chamado Myeol Mang (Seo In Guk), um intermediário entre os humanos e os céus. Ele chega e diz a ela que pode realizar seus desejos — se ela estiver disposta a pagar um preço final.
3º lugar: O Que Houve com a Secretária Kim?
Lee Young Joon (Park Seo Joon) é vice-presidente da empresa de sua família, o Grupo Yoomyung. Ele é tão narcisista que não presta atenção ao que a sua fiel secretária, Kim Mi So (Park Min Young), está tentando lhe dizer quase sempre. Depois de passar nove anos fazendo Young Joon ter boa aparência e inflar o seu imenso ego, Min So decide largar o emprego. Mas será que o chefe vai entender essa decisão numa boa?
4º lugar: Meu colega de quarto é um Gumiho
Depois de vagar pela Terra durante os últimos 999 anos, Shin Woo Yeo (Jang Ki Yong) agora está prestes a ver seu maior sonho se tornar realidade. Tendo passado os últimos anos coletando energia humana em seu precioso pingente, este ser milenar está finalmente pronto para abandonar sua forma de raposa e se tornar totalmente humano. Ou pelo menos estava até que uma aluna desavisada chamada Lee Dam (Hyeri) arruína todos os seus planos.
5º lugar: Então eu me casei com a minha anti-fã
Uma aspirante a repórter de revista (Choi Sooyoung) testemunha um comportamento grosseiro de Hoo Joon (Choi Tae Joon), um dos maiores astros da indústria do entretenimento da Coreia do Sul, durante um evento. Depois de um tempo (e de ser demitida por ter vomitado em Hoo Joon por engano), uma equipe de produtores a convida para participar de um programa bizarro: morar forçadamente com a estrela por um tempo. Poderia o romance entre os dois florescer neste cenário nada convencional e com muito público?
6º lugar: Goblin
Queridinho por muitos, Goblin foi um dos k-dramas mais assistidos da história da TV paga coreana e se tornou uma das obras mais importantes produzidas por lá. Na trama, Kim Shin (Gong Yoo) é um general militar da Dinastia Goryeo que acaba traído pelo rei invejoso a quem servia. Quando Kim é confrontado com a morte em vez da honra após uma grande batalha, Deus o transforma em um duende cuja função é proteger pessoas de uma vida de sofrimento. Mas ele está cansado da imortalidade e deseja encontrar uma noiva humana que, segundo a profecia, poderia libertar sua alma de uma vez por todas.
7º lugar: Descendentes do Sol
Quando o capitão de uma unidade das forças especiais coreanas, Yoo Shi Jin (Song Joong Ki), pega um ladrão por acaso em seu dia de folga, ele tem um encontro casual com a médica Kang Mo Yeon (Song Hye Kyo). Embora ele se apaixone imediatamente por ela, Mo Yeon acredita que Shi Jin faz parte da gangue criminosa do ladrão, o que gera muita confusão ao mesmo tempo em que os dois começam um relacionamento muito improvável.
8º lugar: Mr. Queen
Um chef de cozinha (Choi Jin Hyuk) subiu na hierarquia, encontrando trabalho na Casa Azul — a residência presidencial sul-coreana — como cozinheiro dos políticos mais poderosos do país. Um tanto sonhador, um dia ele se encontra no corpo de uma jovem rainha do passado da Coreia, Kim So Yong (Shin Hye Sun). O marido de Kim So Yong é o monarca que governa o país, o Rei Cheol Jong (Kim Jung Hyun). No entanto, ele é rei apenas no nome, pois a rainha Sum Won (Bae Jong Ok), esposa do finado Rei Sunjo, se aproveita da natureza dócil de Cheol Jong e governa o reino em seu nome. O irmão da Rainha Sun Won, Kim Jwa Guen (Kim Tae Woo), também aspira ao poder. Contudo, Kim So Yong logo descobre que o Rei Cheol Jong esconde segredos e não é tão gentil e manso como parece…
9º lugar: Mulher Forte, Do Bong Soon
Do Bong Soon (Park Bo Young) é uma mulher que possui superforça, podendo esmagar objetos pesados apenas apertando as mãos. Embora queira ser uma mulher delicada pela qual os homens se apaixonam, ela não pode deixar de lado seu superpoder. Seu atributo especial permite que ela consiga um emprego como guarda-costas para Ahn Min Hyuk (Park Hyung Sik), um herdeiro com tendências excêntricas que dirige uma companhia de jogos, mas seu amigo de infância de Bong Soon, In Gook Doo (Ji Soo), tem uma paixão secreta por ela desde a escola primária. Como ele reagirá quando as coisas começarem a esquentar entre Bong Soon e o chefe maluco?
10º lugar: Tale of the Nine-Tailed
A história está repleta de contos da raposa de nove caudas, uma criatura lendária que seduz pessoas inocentes para satisfazer seu desejo por carne humana. Embora pouca gente ainda acredite nas histórias de fantasmas do passado, alguns, como Nam Ji Ah (Jo Bo Ah), estão convencidos de que as lendas antigas se baseiam muito mais em fatos do que na ficção. Determinada a provar ao mundo que os monstros de fato são reais, Ji Ah aproveitou seu talento como produtora de televisão para criar um programa que faz exatamente isso. Durante uma das buscas, Ji Ah cruza com Lee Yeon (Lee Dong Wook), um homem irresistivelmente lindo e incrivelmente inteligente que tem uma aparência tão perfeita que parece bom demais para ser verdade.
E aí, quantos dramas dessa lista você já assistiu?