Consumo de podcasts sobre saúde mental cresce 111% na geração Z

A gente sabe que você está entre essa galera - e isso é verdadeiramente ótimo, segundo novo estudo Culture Next 🥹

Por Da Redação Atualizado em 13 set 2022, 17h57 - Publicado em 13 set 2022, 17h48
podcasts saúde mental
CAPRICHO/Getty Images

Que a geração Z é altamente engajada o digital a gente já sabe. A novidade é que cada vez mais o formato de áudio está se popularizando – e, cá entre nós, a gente acha isso muito legal. Mas essa informação se torna ainda mais poderosa quando a gente descobre que são os conteúdos sobre saúde mental que têm feito mais sucesso.

Esta informação saiu do relatório global de tendências anual do Spotify, o Culture Next. Os dados mostram que este tema é o mais consumido pela geração Z no mundo todo. Quando olhamos apenas para o Brasil, a galera entre 18 a 24 anos ouviu 111% mais podcasts sobre saúde mental no 1º trimestre de 2022 do que em 2021.

O relatório também aponta que um dos principais atrativos do formato é que ele serve como um lugar seguro em que é possível processar sentimentos livre de julgamentos e buscar expressar ou encontrar palavras certas para definir o que estão sentido. E você deve concordar que isso é muito importante, né?

Ainda segundo o Culture Next, 56% dizem que recorrem aos podcasts para encontrar respostas a questões difíceis e pessoais antes de conversar com as próprias famílias.

Continua após a publicidade

Já 83% desse grupo ouve podcasts para usar as informações nas conversas com os amigos. Isso não quer dizer que a Geração Z deixou de ter conversas profundas com outras pessoas, mas os podcasts se transformaram em um complemento poderoso. Lembrando que eles não valem como terapia, viu? Mas, sim, como um apoio ou momento de reflexão.

Ah, e um outro dado importante extraído desse estudo é que hoje, 59% dos brasileiros de 18 a 24 anos escuta podcasts semanalmente. Ou seja, pelo menos um tempinho da semana é reservado para esse momento que, provavelmente, é dedicado ao cuidado com a saúde mental. 

Além disso, só no último ano, o streaming médio de podcasts da Geração Z no Brasil aumentou 56% só no Spotify. O resultado aponta que só em 2021, os GenZers (aham, existe um apelido, sim!) consumiram streaming de música com muito mais frequência do que usou outras mídias, como vídeos, jogos e TV.

E aí, você também utiliza os podcasts para discutir como você se sente? 😉

Publicidade