Nesta terça-feira (27/4), a Academia responsável pelo Oscar anunciou que a premiação terá novas mudanças causadas pelo coronavírus. Infelizmente, em função da pandemia, os cinemas precisaram ser fechados para evitar aglomerações, impossibilitando grandes estreias. Por isso, os especialistas decidiram mudar uma regra importante do evento!
Antes, para um filme poder concorrer ao Oscar, era obrigatório a exibição por ao menos uma semana em uma sala de cinema em Los Angeles, mas agora não mais. Em comunicado oficial divulgado online, a Academia afirmou que “até segunda ordem, e apenas para a 93ª edição do Oscar, filmes que tinham lançamentos em cinemas anteriormente planejados e que agora estão disponíveis em transmissões comerciais ou em plataformas sob demanda podem se qualificar para Melhor Filme, categorias gerais e categorias de especialidades”.
Importante lembrar que a regra só vai valer enquanto houver necessidade do isolamento social. A partir do momento em que os cinemas reabrirem, os longas deverão estar de acordo com os padrões tradicionais. Além disso, as categorias de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som serão apenas uma: Melhor Som.
Apesar da Academia acreditar que “não há nenhuma forma melhor de experienciar a magia de um filme do que vê-lo em uma sala de cinema”, como já é defendido há anos e foi reforçado pelo presidente da organização cinematográfica, David Rubin, em seu comunicado, eles entendem que o cenário é extremo e merece ter um cuidado maior para não ser injusto com produções que já estavam prontas.
Nós ainda não sabemos como vai rolar a cerimônia no próximo ano com a tradicional premiação, mas estamos torcendo para que dê tudo certo e a gente consiga controlar o vírus ainda em 2020! <3