Celebridades como as irmãs Bella e Gigi Hadid, Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres tiveram suas casas atingidas pelos deslizamentos de terra na Califórnia, que já mataram 17 pessoas. Eles foram causados por uma tempestade intensa na terça-feira (9/1), que arrastou lama e escombros que caíram pelas colinas até Montecito, no condado de Santa Bárbara, local que já havia sofrido com o incêndio Thomas em dezembro.
Oprah Winfrey postou vídeos no Instagram mostrando a profundidade da lama e toda a destruição no local. “Oh, Deus! Ali costumava ficar uma cerca. Ali é a casa dos meus vizinhos, destruída…”, fala a apresentadora no vídeo. “Que dia! Rezando novamente por nossa comunidade de Santa Bárbara. Acordei com esse fogo ardente. Passe para o lado para ver o quão funda está a lama no meu jardim. Helicópteros estão resgatando meus vizinhos, procurando pessoas desaparecidas.”
Ellen DeGeneres ligou para Oprah ao vivo de seu programa, e postou um vídeo no Instagram para mandar sua mensagem de solidariedade para todas as vítimas do local. “Meus vizinhos em Montecito estão devastados com os deslizamentos de lama”, escreveu. “Por favor, mantenham seus pensamentos e orações, e queria agradecer minha vizinha Oprah por me ajudar a mostrar tudo que está acontecendo.”
Gigi e Bella Hadid também fizeram questão de usar as redes sociais para lamentar a tragédia. “Minha linda cidade natal, logo depois de passar por semanas de incêndios, foi atingida por uma grande tempestade. Por favor, mantenham as famílias de Santa Bárbara nos seus pensamentos e orações”, lamentou Gigi. Bella fez o mesmo em seu perfil no Instagram, dizendo coisas como: “Minha linda cidade natal de Montecito… Onde estão minhas raízes, onde minha mãe nos criou. Completamente embaixo d’água. Não consigo acreditar”.
O xerife do condado de Santa Barbara, Bill Brown, falou ao canal CBS que mais de 500 pessoas estão trabalhando no resgate, o mar de lama teria deixado 13 desaparecidos. Cerca de 28 pessoas ficaram feridas e outras 30 mil tiveram que abandonar o local. “Estamos trabalhando para identificar as pessoas que ainda podem estar presas e isoladas em áreas que não conseguimos acessar completamente”, disse Brown à CBS.