Continua após publicidade
Continua após publicidade

Dez lugares no Reino Unido que todo fã de Harry Potter precisa conhecer

Pegue o pó de flu e descubra os lugares preferidos dos potterheads na terra do bruxo

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 24 ago 2016, 14h33 - Publicado em 28 mar 2016, 12h20

Não tem jeito. Todo fã de Harry Potter que se preze sonha em um dia conhecer o Reino Unido e poder ver de pertinho lugares que inspiraram as histórias de J.K. Rowling ou serviram de locação para os filmes da saga, né? Seja para planejar a próxima viagem ou para sonhar, a CAPRICHO selecionou dez lugares no Reino Unido que deixariam os potterheads levitando de felicidade. Pegue seu Ford Anglia voador, seu pó de flu ou sua varinha para aparatar e vem com a gente!

PLATAFORMA 9 3/4 (LONDRES, INGLATERRA)

//instagram.com/p/BCgUDbUyO3g/embed/

Acha que Hogwarts esqueceu de enviar sua cartinha de admissão? Então que tal tentar a sorte na verdadeira plataforma 9 3/4, na estação de King’s Cross em Londres? Antes, um carrinho pela metade enfiado na parede ficava bem ali, na plataforma mesmo. Hoje, ele foi colocado no salão de espera do terminal de trens (não confunda com o do metrô), já que as filas para tirar foto são cada vez maiores. Se tiver a chance de ir, leve um dinheirinho extra, pois do lado do lugar tem uma lojinha cheia de produtos incríveis e oficiais da série.
 

THE MAKING OF HARRY POTTER (WATFORD, INGLATERRA)

Continua após a publicidade

Se você for a Londres, não ouse sair de lá sem conhecer os Estúdios da Warner Bros em Watford, a 20 minutos de trem da capital inglesa. No tour The Making of Harry Potter é possível ver o lugar onde os oito filmes da saga foram gravados. Dá para entrar no Salão Principal de Hogwarts, no escritório de Dumbledore, na Toca, no Beco Diagonal, no Ministério da Mágia… É absurdo de incrível! Tem ainda todas as fantasias, objetos, maquetes e protótipos usados nos filmes. E, claro, uma loja com tudo relacionado ao universo mágico e cerveja amanteigada. Lembre-se: é preciso agendar sua visita com antecedência! Leia mais sobre o tour aqui.
 

GLENFINNAN VIADUCT (LOCHABER, ESCÓCIA)

Sempre sonhou em pegar o Expresso de Hogwarts? Algo parecido pode acontecer com você. O trem que a gente vê nos primeiros filmes fazia parte da empresa The Jacobite Steam Train. Hoje, o vagão utilizado nos filmes está nos estúdios da Warner Bros, em Londres, mas ainda é possível pegar um trem e percorrer o mesmo percurso entre as cidades de Mallaig e Fort William. A viagem dura cerca de duas horas numa maria-fumaça. Se você não quiser pegar o trem, pode ver o viaduto Glenfinnan, famoso pelas cenas em que Harry e Rony seguem o Expresso de Hogwarts no carro voador em Harry Potter e a Câmara Secreta, através da estrada que leva ao Lago Shiel (onde foram gravadas cenas de O Prizioneiro de Azkaban e O Príncipe Mestiço).
 

PRÉDIOS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD (OXFORD, INGLATERRA)

Continua após a publicidade

A 50 minutos de trem de Londres é possível encontrar uma das maiores e mais importantes universidades do mundo, a Oxford University. O local serviu de inspiração para muitos cenários de Harry Potter e algumas cenas dos primeiros filmes até foram gravadas lá. Uma vez na cidade, não deixe de visitar a Christ Church, igreja que inspirou o design do Salão Principal e das escadarias de Hogwarts (que foram recriados nos estúdios de Leavesden depois), e a Biblioteca Bodleiana, com livros históricos e que serviu de locação para várias cenas dos filmes de HP. Uma curiosidade: a Christ Church também foi fonte de inspiração para o ex-aluno Lewis Carroll escrever Alice no País das Maravilhas. Motivo duplo para conhecer, hein?
 

CASTELO DE ALNWICK (ALNWICK, INGLATERRA)

Lembra da cena da primeira aula de voo de vassoura de Harry? Essa e outras passagens externas dos primeiros filmes de Harry Potter foram filmadas no castelo de Alnwick, um dos principais da Inglaterra. O local, que foi construído no século XI, também serviu como modelo para a construção da maquete de Hogwarts. Além de ser um lugar ligado aos livros de J.K. Rowling, a visita vale a pena pela beleza e a história do castelo, viu? Ah, a série Downtown Abbey também é filmada aqui!
 

Continua após a publicidade

PICKET POST CLOSE (BRACKNELL, INGLATERRA)

Uma rua da cidade de Bracknell, ao sul da Inglaterra, serviu como locação para a Rua dos Alfeneiros nos dois primeiros filmes da saga. Quem for até lá (fica a 1h30 de trem de Londres) vai poder ver a casa original dos Dursley! Mas, sendo bem sinceros, vale mais a pena visitar os estúdios da Warner Bros na capital, já que a rua foi recriada lá depois que os donos das casas quiseram cobrar preços abusivos pelos alugueis após o sucesso dos primeiros longas. Se mesmo assim quiser conhecer, procure este endereço: 12 Picket Post Close, Bracknell RG12. Mas não banque o ~trouxa~, hein? Este é um lugar residencial e é proibido entrar nas casas.
 

BLACK PARK (BUCKINGHAMSHIRE, INGLATERRA)

Continua após a publicidade

Você teria coragem de entrar na Floresta Proibida? Muitas das cenas nesse lugar misterioso foram gravadas na reserva natural do Black Park, que fica a cerca de 1h30 de ônibus de Londres. O Black Park é uma parte adjacente dos estúdios de Pinewood e serviu como base para outros filmes além de HP, como Batman, James Bond e Capitão América. O lugar tem paisagens lindas e é ótimo para praticar esportes, viu? Só vai ser difícil achar um unicórnio. 🙁
 

MILLENNIUM BRIDGE (LONDRES, INGLATERRA)

Este não é um ponto turístico exclusivo para os fãs de Harry Potter, mas se estiver em Londres, vale a visita! A Millennium Bridge é uma ponte suspensa para pedestres que foi inaugurada nos anos 2000 (por isso o nome milênio) e cruza o rio Tâmisa, unindo a zona de Bankside com a City. Em O Enígma do Príncipe, ela é destruída pelos Comensais da Morte, ainda no começo do filme. Ainda bem que eram só efeitos visuais, né?
 

ZSL LONDON ZOO (LONDRES, INGLATERRA)

Continua após a publicidade

Será que você é ofidioglota? Tem um jeito fácil de descobrir. É só ir à casa dos répteis no zoológico de Londres, onde foram gravadas as cenas de Harry conversando com a cobra bem no comecinho de A Pedra Filosofal. A visita é bem divertida, já que você pode aproveitar os outros cantos do zoo também.
 

THE ELEPHANT HOUSE CAFÉ (EDIMBURGO, ESCÓCIA)

Não, você não perdeu nenhum detalhe dos filmes. Esse café fofo com fachada vermelha foi onde tudo começou! J.K. Rowling escreveu partes de Harry Potter e a Pedra Filosofal bem aqui, enquanto lutava com as dificuldades de ser mãe solteira. O café tem uma vista linda do castelo de Edimburgo e, claro, uma energia mágica e criativa. <3

E aí, ficou com mais vontade de ir para o Reino Unido? Que lugar você visitaria primeiro?

Publicidade

Publicidade