Continua após publicidade
Continua após publicidade

Do sucesso à internação: O que aconteceu com a atriz Amanda Bynes

Atriz de 'Ela é o cara' se recupera fora dos holofotes após enfrentar sérios desafios pessoais que afetaram sua saúde mental.

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h19 - Publicado em 24 set 2024, 09h00
A

manda Bynes, ficou famosa nos anos 2000 por seus papéis em programas infantis e filmes de comédia “queridinhos” de quem cresceu nos anos 2000. Mas, durante sua trajetória, toda essa exposição trouxe muitos desafios para sua vida pessoal ao longo da última década.

Você, leitora e leitor que acompanha a CAPRICHO há um tempão deve lembrar: ela é a protagonista de  filmes como Ela é o Cara, Tudo que Uma Garota Quer e Hairspray, além de ter seu próprio programa na Nickelodeon, O Show de Amanda.

É desde 2015 que ela está fora dos holofotes. Mas em 2023, ela foi internada em um hospital psiquiátrico após um colapso mental. Desde então, é vista em raros momentos de lazer por Los Angeles, cidade onde mora atualmente nos Estados Unidos, e é possível acompanhar parte de sua rotina de recuperação pelas redes sociais.

Hoje, aos 38 anos, ela está se recuperando e morando sozinha em um apartamento. Uma das formas que a atriz aparenta ter encontrado de se reconectar com o mundo e com as pessoas é compartilhar sua rotina nas redes sociais (nós já te contamos parte dessa história aqui).

Em postagens frequentes nos stories de seu Instagram, ela mostra que, lentamente, ela tem mobiliado e decorado seu atual apartamento. Desde itens de decoração até presentes de amigos, ela mostra que está engajada em mudar seu estilo de vida. “Mal posso esperar para decorar”, escreveu em um storie, há um mês, quando entrou definitivamente para morar no local.

Mas, CAPRICHO, o que aconteceu com Amanda Bynes?

Amanda Bynes mostra apartamento já quase decorado em Los Angeles; ela mora sozinha após passar por tratamento psiquiátrico.
Amanda Bynes mostra apartamento já quase decorado em Los Angeles; ela mora sozinha após passar por tratamento psiquiátrico. Instagram/Reprodução

No final dos anos 2000, Amanda Bynes começou a se afastar das câmeras e chamou este momento de “aposentadoria temporária”. Mas foi a partir de 2012, que Bynes passou a se envolver em várias controvérsias, incluindo uma série de prisões por dirigir sob a influência de substâncias e por porte de drogas. Seu comportamento em redes sociais também chamou atenção, com mensagens estranhas e públicas para outras celebridades.

Continua após a publicidade

Neste mesmo período, ela chegou a ser internada involuntariamente após ser vista iniciando um incêndio na entrada de uma casa. Após este episódio, ela foi diagnosticada com transtorno bipolar e esquizofrenia. Sua mãe recebeu a tutela legal da atriz.

Então, Amanda buscou tratamento e começou a se afastar da vida pública. Nos anos seguintes, ela fez aparições esporádicas em entrevistas. Uma das mais famosas é para a Paper Magazine, em que ela fala abertamente sobre o uso de drogas e o esforço para reconstruir sua vida (você pode ler o texto completo da entrevista aqui, neste link, em inglês).

“Definitivamente não é divertido quando as pessoas diagnosticam você com o que elas acham que você é”, disse Bynes à Paper, em referência a inúmeras manchetes ao longo dos anos que tentaram colocar um rótulo psicológico em seu comportamento.

Continua após a publicidade

Eu sei que meu comportamento era tão estranho que as pessoas estavam apenas tentando agarrar-se a justificativas para o que estava errado.

Amanda Bynes, em entrevista à Paper Magazine

“Isso sempre foi muito incômodo para mim. Se você nega qualquer coisa e diz a eles o que realmente é, eles não acreditam em você. Verdadeiramente, para mim, [meu comportamento] foi induzido por drogas, e sempre que eu parava de usá-las, eu sempre voltava ao normal. Eu sei que meu comportamento era tão estranho que as pessoas estavam apenas tentando agarrar-se a justificativas para o que estava errado.”

O programa apresentado por ela na Nickelodeon, O Show de Amanda, também aparece no documentário Quiet on Set: O lado sombrio da TV infantil, que denuncia diretores da rede de televisão por abusos sexuais e psicológicos aos talentos. Segundo o documentário, Amanda foi uma das vítimas.

Continua após a publicidade

Após se afastar de Hollywood, Amanda começou a estudar moda no Fashion Institute of Design and Merchandising (FIDM), em Los Angeles, e parecia estar se concentrando em novos interesses. Ela se formou em 2019 e continuou seus estudos na área.

Em 2022, sua tutela foi encerrada depois de quase uma década, com o tribunal determinando que ela estava em um ponto de recuperação suficiente para tomar suas próprias decisões. Mesmo assim, sua vida permanece sob o olhar do público devido a preocupações com sua saúde mental e bem-estar.

Apesar de este cenário, Bynes continua sendo querida por seus fãs que, até hoje, adoram seus filmes; além disso, ela pode ser lida como um exemplo de uma celebridade infanto-juvenil que enfrentou sérios desafios ao transitar para a vida adulta, mas que também mostrou resiliência ao lidar com seus problemas.

Publicidade

Publicidade