O físico e escritor Stephen Hawking morreu, na madrugada desta quarta-feira (14), em sua casa em Cambridge, na Inglaterra. Ele tinha 76 anos.
Sua morte foi confirmada por sua família através de um comunicado enviado à imprensa britânica. “Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência, juntamente com seu brilho e humor, inspiraram pessoas em todo o mundo”, escreveram seus filhos, Lucy, Robert e Tim. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Aos 21 anos, Hawking recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa sem cura que causa a paralisia progressiva dos músculos. Na época, os médicos lhe deram apenas dois anos de vida. Ele viveu mais 54 anos.
O físico se tornou conhecido por seus estudos no campo da física, em especial pela teoria da singularidade do espaço-tempo, explicada em seu livro Uma Breve História do Tempo, lançado em 1988.
Sua história foi contada, mais recentemente, no filme A Teoria de Tudo, lançado em 2014. O longa rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator pelo papel do físico. Num comunicado, Eddie lamentou a morte de Hawking. “Perdemos uma mente realmente bonita, um cientista surpreendente e o homem mais divertido que tive o prazer de conhecer. Meu amor e meus pensamentos estão com sua extraordinária família”, escreveu.
Outros famosos também prestaram suas homenagens ao físico. Olha só:
“Tem um grande buraco negro no meu coração horas antes do Dia do Pi. Descanse em paz, Stephen Hawking. Te vejo na próxima”.
Cole Sprouse:
“Hawking, a conversa continua por sua causa. Descanse em paz”.
Lucas Silveira:
Zoe Saldana:
“Adeus a uma mente brilhante. Obrigada por ter sido tão generoso com seu conhecimento no curto tempo em que esteve com a gente”.
Foo Fighters:
“‘Lembre-se de olhar para as estrelas, e não para seus pés’ – Descanse em paz, Stephen Hawking, sua lenda da p****”.
PC Siqueira:
Elenco de The Big Bang Theory:
“Pela memória de Stephen Hawking. Foi uma honra tê-lo em The Big Bang Theory. Obrigado por inspirar a nós e ao mundo”.
Kaley Cuoco:
“Foi uma verdadeira horna trabalhar com o incrível Stephen Hawking. Ele nos fez rir e nós o fizemos rir. Seus trabalhos de vida e de carreira foram muitas vezes citados em The Big Bang Theory e todos nos demos bem por isso. Você vai fazer falta, mas o mundo é grato pelo conhecimento e a coragem que você deixou em seu caminho. Obrigada por ser uma inspiração para todos”.
Felipe Castanhari:
Elizabeth Banks:
“Que você pegue carona na poeira estelar até outra dimensão e cuide de nós”.
Sam Smith:
“‘A ciência não é apenas um discípulo da razão, mas também um romance e uma paixão’ – Que ser humano incrível. Toda vez que olharmos para as estrelas, pensaremos em você, Stephen Hawking”.
https://www.instagram.com/p/BgTF6OJgnmi/?taken-by=samsmithworld
NASA:
“Suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Pode continuar voando como Superman em microgravidade, como você disse aos astronautas no Space Station em 2014”.