Continua após publicidade

Estes foram os 4 acertos do Oscar 2024 e os 3 pontos que precisam mudar

96.ª cerimônia do Oscar trouxe algumas novidades que amamos e repetiu alguns erros de sempre.

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 16h05 - Publicado em 12 mar 2024, 13h50
O

Oscar 2024 foi o momento. A 96.ª cerimônia da principal premiação do cinema aconteceu neste domingo (10) e contou com diversos momentos icônicos que vão ficar marcados para sempre na história do entretenimento (alô, Ryan Gosling).

Apesar de ter sido uma cerimônia bem mais dinâmica e divertida do que de costume, o Oscar desse ano continua trazendo todos aqueles erros históricos da premiação, incluindo a falta de diversidade – o que não deveria estar mais acontecendo, né?

De apresentação de I’m Just Ken à Messi roubando a cena, de Lily Gladstone esnobada à piadas sem graça, a CH separou os maiores erros e acertos da última edição do Oscar. Confira:

ACERTO: A Premiação terminou mais cedo (finalmente)

Começando por um acerto básico, mas que com certeza faz toda a diferença para a experiência do público: a premiação terminou mais cedo! Só quem acompanha o Oscar todos os anos sabe o quão difícil é acordar na segunda-feira, né? Sendo transmitido tradicionalmente aos domingos, a premiação costuma se estender até o inicio da madrugada do dia seguinte, o que faz muitas pessoas ficarem acordadas para descobrir quem vai vencer a categoria principal de Melhor Filme. Dessa vez as coisas foram diferentes e a premiação se encerrou mais cedo, às 23:30 – os trabalhadores e os estudantes agradecem!

Continua após a publicidade

ERRO: Já passou da hora de reverem sobre quem deve apresentar o Oscar, né?

Que o posto de apresentador sempre fica com algum comediante não é novidade para ninguém. E isso não é necessariamente um problema, o próprio apresentador deste ano, Jimmy Kimmel, entregou piadas engraçadas e um momento fofo onde ele falou sobre a greve que aconteceu em Hollywood em 2023 e reconheceu todos aqueles que estão atrás das câmeras. Mas o grande problema surge quando algumas piadas não são feitas no tom ou na intenção certa. Durante a cerimônia houveram algumas piadas desconfortáveis como: Robert Downey Jr. e seu passado com as drogas, sobre Zona de Interesse ser uma comédia romântica para alemães e sobre as cenas de sexo em Pobres Criaturas. Esse é um tipo de apresentação que ficou marcada no Oscar, mas que poderia ser reformulada, né?

ACERTO: O Menino e a Garça e Godzilla Minus One vencendo

Talvez o único “azarão” dessa premiação foi no prêmio de Melhores Efeitos Visuais. Godzilla: Minus One foi o grande vencedor, ultrapassando a Disney, estúdio queridinho na categoria, com Guardiões da Galáxia Vol.3. A equipe do filme japonês esbanjou carisma com sapatos de monstrinho e estatuetas do Godzilla nas mãos. Vale lembrar que essa é o primeiro Oscar da história da franquia.

Outro filme japonês que levou um prêmio para casa foi O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki. O vencedor de Melhor Filme de Animação é o primeiro filme do diretor desde 2013 e, talvez, um dos seus últimos. O criador do Studio Ghibli pretende se aposentar e isso tem tudo a ver com a história do filme, que é um pouco autobiográfico e uma grande homenagem a outros grandes filmes do estúdio.

Continua após a publicidade

ERRO: A falsa inclusão e diversidade

Que o Oscar não é a premiação mais inclusiva do mundo, já não é novidade, né? Apesar dessa ser uma crítica recorrente, pouca coisa parece melhorar. Inclusive, em 2024 entrou em vigor uma nova regra que exige critérios de diversidade para as produções concorrentes, porém não foi bem isso o que presenciamos. Além da ausência de representatividade nas indicações e nas vitórias, nós percebemos, mais uma vez, a quem o Oscar agrada: o homem cis branco de meia idade que sempre vai preferir premiar as suas próprias histórias e narrativas.

O Oscar de 2024 perdeu a chance de fazer história ao não dar a vitória de Melhor Atriz para Lily Gladstone, que é a primeira mulher indígena a ser indicada à categoria. Não que Emma Stone não merecesse receber o prêmio por sua atuação incrível em Pobres Criaturas, mas a performance sutil e poderosa de Lily em Assassinos da Lua das Flores tem muito mais significado dentro e fora das telas.

ACERTO: O discurso de Da’Vine Joy Randolph

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando a atriz Da’Vine Joy Randolph subiu ao palco para receber seu prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Rejeitados. Indicada pela primeira vez na premiação, Randolph se emocionou em seu discurso e lembrou como sua mãe foi sua principal incentivadora: “Quando eu era a única garota negra naquela classe, você me viu e me disse que eu era suficiente. Quando eu disse que não me via, você disse: ‘Tudo bem. Vamos abrir nosso próprio caminho.’”

Continua após a publicidade

ERRO: Foi uma premiação completamente previsível 

Completamente previsível, o Oscar de 2024 premiou exatamente quem imaginávamos. Assistir os resultados ou não, não fez diferença porque a gente já sabia o que iria acontecer – e aconteceu. As chances de ganhar uma aposta sobre os vencedores do Oscar neste ano foram altas, mas isso não significa que o público está alinhado com a academia. Na verdade isso só mostra como o público já aprendeu a ler e a entender quais são os estereótipos da cerimônia e o que Hollywood gosta de premiar. Ás vezes um azarão nas categoria principais faz diferença!

ACERTO: O Oscar se levou menos a sério – e nós amamos!

Apesar de previsível é inegável que esse foi o Oscar mais divertido e legal de se acompanhar em anos. Por anos, o público se depara com um evento quadrado e sem muito entretenimento e repercussões populares. É possível que com a indicação de Barbie e outros filmes que ficaram populares pelo público geral no último ano, a cerimônia se libertou da seriedade de sempre e se permitiu se divertir mais um pouco. O Oscar 2024 proporcionou momentos (e memes) icônicos, confira os melhores:

Ryan Gosling e a performance icônica de I’m Just Ken

Messi batendo palma!

Continua após a publicidade

Bella Baxter X Barbie

A rivalidade entre Messi e Bradley Cooper

O John Cena apareceu… pelado

Continua após a publicidade

Por fim…

Publicidade