Foto: Stephan Solon
A turnê que junta Evanescence e The Used passou no domingo (7) por São Paulo, e aliviou o coração de muitos fãs!
As bandas, que já declararam amor ao Brasil muitas vezes, são muito queridas entre os seguidores de emocore, harcore e rock gótico, e levaram milhares de admiradores para acompanhar a terceira apresentação que fizeram no país, depois de tocarem em Porto Alegre e Rio de Janeiro.
O clima era de expectativa entre o público, que já se juntava ao Espaço das Américas (onde o show aconteceu) desde a manhã do domingo. Muita gente estampando o amor pelas bandas nas camisetas e no estilo, esperando com ansiedade os primeiros acordes do The Used abrirem a apresentação.
O quarteto de Utah (EUA) trouxe seu setlist de hardcore melódico para fãs que os esperavam desde a última passagem pelo país. A banda trabalha para divulgar seu mais recente CD, “ Vulnerable ” (que saiu em março de 2012), mas reuniu várias músicas antigas favoritas do público como “ All That I Got ” e “ Pretty Handosome Awkward “.
Foto: Stephan Solon
Para abrir o show, o The Used escolheu “ Take It Away ” e “ The Bird and The Worm ” para botar pilha na galera, enquanto o vocalista Bert McCracken cuspia água pra cima. “ Listening “, “ Put Me Out ” e “ I Caught Fire ” foram tocadas na sequência e quase sem respiro entre uma e outra. As músicas foram dedicadas aos “novos melhores amigos” da banda, o público brasileiro, que venerava cada riff mais alto de guitarra!
Entre um e outro comentário do vocalista, o show foi rápido e intenso: as outras cinco músicas do set foram tocadas em menos de 20 minutos e fizeram a alegria de quem estava lá. Pedindo para o público sorrir, Bret convidou todos a seguirem-no em “ The Taste of Ink “, muito aguardada e pedida desde o começo, “ All That I Got “, “ Blood on My Hands ” e “ Pretty Handsome Awkward ” foram um recheio muito bem-vindo na apresentação do grupo, que ainda dedicou esta última aos “verdadeiros fãs de hardcore que amam música”!
Para a última do set, o The Used começou os primeiros acordes altos de “ Smells Like Teen Spirit “, clássico do Nirvana, dizendo que esta “é a maior canção de todos os tempos”, para logo emendar “ A Box Full of Sharp Objects “, melódica, intensa e pesada, para fechar bem ao estilo deles!
Foto: Stephan Solon
O Evanescence viria logo depois e a expectativa era ainda maior! Nem precisa dizer que o grupo liderado por Amy Lee é muito querido no Brasil e sempre arrasta milhares aos shows que faz no país!
O Evanescence fez um show empolgado, redondo e – por que não? – feliz! Os integrantes estavam visivelmente contentes com o retorno ao país e isso rendeu uma belíssima apresentação!
Os fãs, que foram vestidos à caráter, puderam matar a vontade de ver a banda tocando ao vivo grandes sucessos de sua carreira e não teve quem resistiu a suspirar ouvindo o vozeirão da linda Amy Lee.
Preparados para fazer um setlist especial, a banda tocou sete músicas do trabalho mais recente e dez outras dos anteriores. De “ Evanescence ” (2011) foram tocadas “ What You Want “, “ Made of Stone “, “ My Heart Is Broken “, “ The Change “, “ The Other Side ” (com Amy Lee ao teclado pela primeira vez na apresentação), “ Oceans ” e “ Lost in Paradise “, pedida desde o começo do show.
Foto: Stephan Solon
Do lançamento de 2006, “ The Open Door “, os fãs puderam conferir “ Weight of the World “, “ Lithium ” (com a vocalista dizendo que os fãs do Brasil são os melhores do mundo!) e o hit “ Call Me When You’re Sober “.
Algumas das mais esperadas fizeram parte também do setlist do quinteto: “ Going Under “, “ Whisper “, “ Imaginary ” e “ Bring Me Back To Life ” (todas de “ Fallen “, CD de estreia da banda, em 2006). A escolha das músicas, que abrangeu a carreira de 17 anos do Evanescence, parece ter sido feita com carinho para os shows do Brasil: a banda reuniu todos os seus maiores sucessos e não deixou a desejar também na interpretação.
Uma banda exemplar, o Evanescence sempre foi conhecido por sua qualidade sonora, integrantes competentes e pelo inigualável carisma da vocalista e pianista Amy Lee, referência no rock moderno e exemplo para milhares de admiradores.
Foto: Stephan Solon
Visitar novamente o Brasil e lotar as apresentações fez a banda escolher tocar “ If You Don’t Mind ” (nunca gravada oficialmente), apresentada pela primeira vez ao vivo em território nacional. Belo presente do Evanescence para todos os brasileiros! <3
Durante a apresentação, o Evanescence agradecia aos fãs, declarava seu amor ao país e afirmava que o Brasil é um dos destinos favoritos deles. O público, que matava a vontade de vê-los ao vivo, respondeu à altura e deixou o momento superespecial.
Para o bis, a banda guardou duas grandes surpresas: “ Disappear ” e “ My Immortal ” e fechou a terceira etapa da turnê brasileira pra ninguém botar defeito!