O Gambito da Rainha: filmes para quem curtiu a série do momento da Netflix

Ficou com vontade de saber mais sobre o xadrez? Veja os títulos que separamos para você!

Por Vitória Macedo Atualizado em 5 nov 2020, 14h00 - Publicado em 5 nov 2020, 13h57
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

A nova minissérie da Netflix, O Gambito da Rainha está fazendo o maior sucesso. Ela se passa nos anos 50 e conta a história da jovem Elizabeth Harmon (Anya Taylor-Joy), que aprende a jogar xadrez em um orfanato onde foi abandonada quando criança. Ela desenvolve uma habilidade extraordinária, já que o esporte exige muita análise, estratégia e paciência. Um verdadeiro prodígio, Beth se destaca no universo majoritariamente masculino e tem que enfrentar não só o machismo, mas também seus vícios, traumas e obsessões para fazer Xeque-Mate e se tornar a campeã do mundo.

Os cenário e a fotografia da série são maravilhosos, assim como a brilhante atuação de Anya Taylor-Joy, que encara a câmera e nos faz pensar que estamos prestes a mover um peão no tabuleiro bem a sua frente, hahaha. Temos também no elenco Thomas Brodie-Sangster (Game Of Thrones, Maze Runner), que interpreta Benny Watts, enxadrista campeão dos Estados Unidos e um dos maiores rivais de Beth. Se você, assim como nós, ficou encantada com a série baseada no romance de Walter Tevis e quer saber mais sobre o universo do xadrez, confira essa lista de filmes e documentários!

Rainha de Katwe 

O Xadrez, nessa produção da Disney, mostra para a jovem Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), da Uganda, que é possível sonhar. Ela enfrenta diversas dificuldades financeiras no dia a dia e faz de tudo para alcançar seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras do esporte. Assim como Beth, é órfã de mãe e pai e também considerada um prodígio.

Continua após a publicidade

O Dono do Jogo

Em O Dono do Jogo, filme baseado em fatos reais, o soviético Boris Spassky (Liev Schreiber) era tido como invencível. Mas eis que Bobby Fischer (Tobey Maguire), jovem fenômeno norte-americano, o desafia no Campeonato Mundial de 1972, em plena Guerra Fria.  Os soviéticos eram considerados os reis do xadrez, vemos isso na série com Vasily Borgov, campeão mundial e maior rival de Elizabeth.

Lances Inocentes

Um menino de sete anos apresenta habilidades incríveis para o xadrez, mas seus pais ficam em dúvida se incentivam o garoto a desenvolver seu talento ou se o deixa ter uma infância como a das outras crianças da sua idade, envolvendo outros esportes e brincadeiras.

Continua após a publicidade

A Chance de Fahim

Forçado a fugir de Bangladesh, sua terra natal, o jovem Fahim e seu pai deixam o resto da família e partem para Paris. Após a sua chegada à França, eles começam uma verdadeira batalha para obter asilo político. Graças ao seu talento com xadrez, Fahim conhece Sylvain, um dos melhores treinadores da França. Quando o campeonato francês começa, a ameaça de deportação pressiona Fahim e seu pai, a única opção do jovem enxadrista é ser campeão.

Magnus

Magnus é um documentário de 2016 de Benjamin Ree sobre o início da vida do prodígio norueguês de xadrez Magnus Carlsen, ele se tornou um grande mestre aos 13 anos e venceu o Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE em 2013.

Continua após a publicidade

Fim de Jogo: Kasparov e a Máquina 

Este documentário conta a partida épica que disputaram, em 1997, Garry Kasparov, o maior jogador de xadrez do mundo, e Deep Blue, um supercomputador da IBM. Uma batalha do homem contra a máquina. Vale ressaltar uma curiosidade: Garry Gasparov foi consultado pela produção de o Gambito da Rainha para que nenhum erro relacionado ao esporte fosse cometido.

 

Publicidade