Lily Gladstone fez história se tornar a primeira mulher indígena a ganhar um Globo de Ouro. Neste domingo (7/1), a 81ª edição da premiação reuniu grandes nomes da indústria audiovisual em Los Angeles, Califórnia, para celebrar os lançamentos de sucesso do último ano e Gladstone levou a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua performance em Assassinos da Lua das Flores, produção dirigida por Martin Scorsese.
Lily – que cresceu na Reserva Indígena Blackfeet, localizada em Montana, nos Estados Unidos – começou o discurso de agradecimento falando o idioma nativo. Em seguida, ela ressaltou o incentivo que recebeu desde a infância: “É uma linda comunidade, uma nação, que me criou, que me encorajou a continuar seguindo em frente e continuar fazendo o que faço“, declarou a atriz.
Ela também agradeceu à mãe por ter lutado para que ela aprendesse a língua: “Mesmo não sendo Blackfeet, [minha mãe] trabalhou incansavelmente para colocar o idioma em nossas salas de aula e cresci com professores de idioma Blackfeet”, recordou.
“Eu sou muito grata que posso falar um pouco da minha língua, na qual não sou fluente, aqui no palco. Porque, nessa indústria, atores nativos costumavam dizer suas falas em inglês e a engenharia de som trabalharia nisso ao contrário para alcançar a língua nativa nas câmeras”, pontuou Lily sobre a indústria audiovisual.
Gladstone não deixou de abordar o fato de ser a primeira mulher indígena a vencer na premiação: “Isso é uma vitória história. Não pertence apenas a mim. Eu estou segurando isso [o prêmio] agora. Eu estou segurando isso com todas as minhas lindas irmãs do filme que estão na mesa bem ali, e com minha mãe, apoiada no ombros de todos.”
Lily Gladstone becomes the first Indigenous actor to win a Golden Globe. pic.twitter.com/MH8O15oXlg
— Film Updates (@FilmUpdates) January 8, 2024
“Vocês estão mudando as coisas. Obrigada por serem aliados”, acrescentou ela ao falar sobre o diretor Martin Scorsese e os atores Leonardo DiCaprio e Robert De Niro– que estrelam o filme ao seu lado. “Isso é para cada criança nativa que tem um sonho e está se vendo representada em nossas histórias que são contadas por nós, em nossas próprias palavras e com uma tremenda confiança, um para o outro“, completou a atriz.
O filme Assassinos da Lua das Flores é inspirado no livro de mesmo nome de David Grann e a história é baseada em um caso real de assassinatos do povo Osage, que vivia em terras ricas em petróleo, e foi uma das primeiras investigações realizadas pelo FBI.