A atriz Michelle Yeoh fez história na noite deste domingo (12) e confirmou o seu favoritismo para levar a estatueta de Melhor Atriz no Oscar 2023 por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”; ela deu a sexta estatueta para o filme nesta noite e ainda fez história ao ser a 1ª atriz asiática a levar o prêmio.
Atriz também ganhou um Globo de Ouro e SAG Awards por por sua atuação – o que já indicava que ela levaria o prêmio de hoje. Ao prêmio de Melhor Atriz, Yeoah concorria com Ana De Armas (“Blonde”), Michelle Williams (“Os Fabelmans”), Cate Blanchett (“Tár”) e Andrea Riseborough (“To Leslie”).
E, ah, informação importante, viu? Esta foi a primeira vez em 21 anos que uma atriz não branca venceu na categoria. A última havia sido Halle Berry, premiada pelo trabalho em “A última ceia” em 2002.
Ela direcionou seu discurso “para todos os meninos e as meninas que estão assistindo” e afirmou que, estar no palco com uma estatueta na mão “é um símbolo de esperança e possibilidade, é a prova de que sonhos se tornam realidade. Meninas, não deixem que ninguém diga que vocês ja passaram da idade.”
Ao conectar o enredo do filme com seus agradecimentos, ela afirmou que “quero dedicar este Oscar às mães, pois elas são as verdadeiras super-heroínas. Sem elas, nenhum de nós estaria aqui hoje”. Ao final, Yeoh completou – fazendo coro ao emocionante relato de Ke Huy Quan – para que as meninas “nunca desistam de seus sonhos, apesar do que digam”.
Mais cedo, Quan levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante na premiação. “Sonhos são algo em que você tem que acreditar”, disse ele do palco. “Quase desisti do meu.”
O recado está dado.