cantora Miley Cyrus está sendo formalmente processada, juntamente com os compositores Gregory Hein e Michael Pollack, sob a acusação de plágio. Segundo informações da revista Rolling Stone, que teve acesso aos documentos judiciais, os três são acusados de terem plagiado partes da música When I Was Your Man, lançada em 2012 de Bruno Mars, na criação do hit Flowers.
A ação judicial foi protocolada em Los Angeles na última segunda-feira e tem como autora a empresa Tempo Music Investments, que detém uma porcentagem dos direitos autorais da obra de Mars. A alegação é de que Flowers teria utilizado, de forma não autorizada, vários elementos da balada lançada por Mars uma década antes.
“É inegável, com base na combinação e no número de semelhanças entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man'”, afirmaram os representantes da Tempo. “Portanto, o autor desta ação traz uma acusação de violação de direitos autorais decorrente da reprodução, distribuição e exploração não autorizadas de ‘When I Was Your Man'”, acrescentaram.
Além dos artistas processados, outras empresas também foram notificadas, como a Sony Music Publishing, responsável pelo lançamento da música, e grandes corporações, como Apple, Target e Walmart, pelo papel na distribuição de Flowers. No entanto, Bruno Mars e seus co-autores, Ari Levine e Andrew Wyatt, não estão incluídos entre os autores da ação.
Em fevereiro de 2024, a cantora levou o prêmio de Melhor Performance Solo Pop no Grammy 2024 por Flowers. Em seu discurso, Miley fez uma brincadeira com a co-apresentadora, ninguém menos que… Mariah Carey. “Eu poderia perder o Grammy hoje. Mas não poderia deixar de estar aqui ao lado de Mariah Carey. Isso é tão icônico”, brincou, ao dizer que pegou trânsito para chegar à premiação que acontece em Los Angeles, nos EUA.
Indicada a seis categorias da noite – incluindo as principais Álbum do Ano e Música do Ano – , a cantora levou o prêmio para casa por Melhor Performance Pop Solo com o hit que abre o disco Endless Summer Vacation. A música – em que ela diz que foi comprar flores para si mesma – é considerada um desabafo sobre seu relacionamento com o ator Liam Hemsworth. O disco alcançou marcos significativos, como o de chegar à primeira posição da Billboard Hot 100 e, agora, também, o primeiro Grammy de sua carreira.