NewJeans: conheça mais sobre o grupo de k-pop do momento

A estreia do conjunto fez barulho entre os fãs e até gerou algumas polêmicas; entenda

Por Gustavo Balducci 27 ago 2022, 10h00

NewJeans fez uma das estreias mais interessantes dos últimos tempos no k-pop. Sem avisar ou fazer uma grande campanha de pré-lançamento, como geralmente acontece dentro do gênero, o grupo feminino formado pela ADOR, uma agência independente subsidiária da HYBE (a mesma por trás do BTS, TXT e LE SSERAFIM) apareceu de surpresa no dia 22 de julho através da música Attention.

Com uma estética incrível que abusa de referências da década de 1990 e do começo dos anos 2000, logo de cara as cinco integrantes conquistaram os fãs com um videoclipe vibrante e cheio de estilo.

Já o debut oficial aconteceu somente no dia 1º de agosto, quando o NewJeans lançou um EP homônimo acompanhado por um mv para o single Cookie. Vale ressaltar que todas as faixas do álbum também ganharam vídeos especiais, que ultrapassaram milhões de visualizações no Youtube. Só no Spotify, Attention já acumula mais de 22 milhões de streams, seguida por Hybe Boy, com mais de 20 milhões.

Continua após a publicidade

O nome do conjunto, de acordo com a empresa, busca destacar a determinação de criar uma nova tendência e liderar um novo caminho na indústria musical. “Como o jeans, que encontrou popularidade independente de gênero e idade, o NewJeans quer ser um ícone para todas as gerações. Um que você não vai enjoar”, disse Min Hee Jin, CEO da ADOR e uma das maiores diretoras criativas do k-pop, conhecida por seu trabalho na SM Entertainment, onde projetou conceitos para os grupos F(X) e Red Velvet.

As integrantes do NewJeans

O grupo é composto pelas jovens Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein. Entre os destaques, Minji e Hanni, que nasceram em 2004, também aparecem no videoclipe de Permission to Dance, do BTS. Além disso, Hanni se tornou a primeira idol vietnamita do k-pop!

View this post on Instagram

A post shared by NewJeans (@newjeans_official)

Continua após a publicidade

Polêmicas envolvendo o grupo

Apesar do fenômeno, a estreia do NewJeans gerou algumas polêmicas. Isso porque muitos fãs criticaram a música Cookie de conter duplo sentido em alguns trechos e ser cantada por menores de idade. Outro exemplo apontado são as roupas contendo mensagens sexuais usadas pelas garotas, incluindo uma blusa com a estampa “Pimp is your”, vestida por Minji. A gíria, em inglês, remete a uma porcentagem de dinheiro que um homem pode ganhar conseguindo clientes para uma prostituta.

No Instagram, a diretora Min Hee Jin também compartilhou imagens que supostamente serviram como referência para a estética do grupo. Em um Story, ela divulgou um quadro com fotos da atriz Teresa Ann Savoy com poucas roupas. Já no feed, uma retrato de Brooke Shields – que fez ensaios hispersexualizados durante a adolescência – também incomodou os fãs. Na publicação, os comentários acusam a sul-coreana de pedofilia.

E aí, o que achou do novo grupo?

Publicidade