NJZ: integrantes do NewJeans retornam com novo nome
Envolvidas em uma batalha judicial contra HYBE, elas retornam ao mundo musical repaginando a identidade do grupo

O NewJeans retornou de cara nova. Nesta sexta-feira (7/2), o grupo formando por Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein anunciou que está de volta como NJZ. A mudança no nome veio depois das artistas enfrentarem problemas com a HYBE, empresa responsável pela agência Ador, que administrava a carreira do quinteto.
A primeira apresentação do grupo como NJZ acontecerá em março, durante o festival ComplexCon Hong Kong. O evento ainda será marcado pelo lançamento de uma música inédita.
Em entrevista à CNN, as integrantes falaram sobre a criação da nova fase e afirmaram que não querem que a batalha judicial seja “o foco” da carreira do NJZ. Pelo contrário, elas pretendem ser mais ousadas e explorar diferentes estilos, sem perder a essência única do NewJeans.
“Mesmo que tenhamos que deixar nosso nome antigo para trás por um tempo, não estamos o esquecendo completamente. Não queremos fazer isso também, porque (ser o NewJeans) ainda é um período muito especial para nós e é algo que nossos fãs guardam com muito carinho” disse Hanni ao veículo.
“Não tem mais nada nos impedindo”, acrescentou o grupo ao refletir sobre a nova sonoridade que vão aderir.
O debut do NewJeans aconteceu em 2022 e não demorou para o grupo de k-pop se tornar um dos mais bem sucedidos e conhecidos do cenário musical. Entretanto, uma polêmica envolvendo a Ador, agência subsidiária da HYBE – empresa que gerencia grupos como o BTS – tomou conta da carreira das artistas.
Relembre o caso do NewJeans contra a Ador/HYBE
Tudo começou quando o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, afastou Min Hee-jin, a CEO e mente criativa por trás do sucesso do NewJeans, da Ador depois de uma investigação interna na agência.
Ela foi acusada de tentar arquitetar um plano para assumir o controle total da Ador, ainda que a HYBE detenha uma participação de 80%. Em um processo repleto de pronunciamentos e vazamento de documentos, o NewJeans se manifestou com uma transmissão ao vivo no YouTube em setembro de 2024.
“Nós tivemos uma reunião com os superiores da HYBE e expressamos nossas opiniões, mas parece que mesmo depois disso tudo nada que nós dissemos foi ouvido”, disse Hyein. “Eu não entendo como uma empresa que deveria nos proteger está lidando com isso dessa forma”, completou Haerin.
Na época, as cantoras apoiaram Min Hee-jin e, em novembro, anunciaram que estavam encerrando o contrato com a Ador. Em coletiva de imprensa, elas acusaram a gravadora de manipulações, maus tratos e assédio no local de trabalho.
A Ador se defendeu das alegações e processou as integrantes por quebra de contrato, afirmando que criar um novo grupo vai contra a cláusula de exclusividade do NewJeans. O caso será ouvido em uma primeira audiência marcada para março deste ano e processo de julgamento está marcado para abril.