Noah Schnapp se pronuncia após ofender palestinos: ‘Fui mal interpretado’

Ator de Stranger Things muda seu posicionamento e afirma querer paz para todos envolvidos na guerra entre Israel e o Hamas

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 16h18 - Publicado em 18 jan 2024, 14h19

Noah Schnapp, conhecido por seu papel como Will Byers em Stranger Things, utilizou suas redes sociais para se retratar após ter feito publicações polêmicas sobre a guerra entre Israel e o Hamas. No novo vídeo, publicado na noite de segunda (15), ele nega as acusações de xenofobia contra palestinos, diz que seus “pensamentos e crenças foram mal interpretados” e que o que ele quer é “paz e segurança e proteção para todas as pessoas inocentes afetadas pelo conflito”.

Com uma nova postura, o ator, de origem judia, contou que tem tido muitas discussões abertas com seus amigos de origem palestina. “Eu acho que essas são conversas muito importante para se ter e eu tenho aprendido muito com elas”, explica.

Por que Noah Schnapp foi cancelado?

Para quem não acompanhou toda a polêmica envolvendo Noah, vai aqui um resumo. Quando começou a guerra, o ator foi acusado de de curtir um post que zombava dos palestinos em Gaza e o próprio Noah chegou a publicar um vídeo onde está com amigos brincando com adesivos com as frases “sionismo é sexy” e “Hamas é o Isis”.

O sionismo é um movimento surgido na Europa no século 19 que defende a criação de um Estado judeu independente. Especialistas associam o sionismo a uma política colonizadora, justamente por causa da relação de Israel com a Palestina (a gente te explica aqui).

Continua após a publicidade

Em respostas a essas atitudes, o ator começou a sofrer retaliações nas redes e muitos internautas começaram a pedir pelo boicote da quinta e última temporada de Stranger Things, que começou a ser produzida recentemente, ou pela demissão dele, que interpreta Will Byers na série.

A tentativa de retaliação

Em seu primeiro pronunciamento após toda a polêmica, nesta semana, Noah aparece com um posicionamento bem diferente do que ele havia tido no ano passado. Em um momento do vídeo, ele diz: “Todos nós esperamos pelas mesmas coisas, que as pessoas inocentes que ainda estão sendo mantidas em Gaza sejam liberadas para voltarem a suas famílias, e esperamos igualmente pelo fim da perda de vida inocente na Palestina – tantas dessas pessoas são mulheres e crianças, e é horrível de ver. Eu acho que qualquer um com um mínimo de humanidade iria esperar pelo fim da hostilidade entre os dois lados”. 

Por fim, o ator de Stranger Things afirma se posicionar “contra qualquer assassinato contra pessoas inocentes e eu espero que vocês também pensem assim”, incluindo de vidas palestinas e judaicas, as quais ele deseja um futuro de paz em conjunto.

Continua após a publicidade

“Eu só espero que um dia esses dois grupos sejam capazes de viver de forma harmônica na região. E eu espero, em 2024, no online, ver pessoas com um pouco mais de entendimento e compaixão e reconhecimento de que somos todos humanos, independente da raça, ou da etnia, ou da origem, ou do país onde nascemos, inclusive da sexualidade ou de qualquer outra coisa. Nós somos humanos e somos todos iguais, e nós deveríamos amar um ao outro por isso, apoiar um ao outro e ficar juntos“, finaliza.

 

@noahschnapp

❤️

♬ original sound – Noah Schnapp

Continua após a publicidade

Para você entender ainda melhor todo o contexto histórico e geopolítico envolvido nas falas de Noah, vale conferir este texto da CH sobre as raízes do conflito Israel x Palestina.

 

 

Publicidade