Quem está de olho no tapete vermelho do Oscar 2024 deve ter notado que alguns artistas estão usando bottons em seus looks – e não é só por estilo. A cantora Billie Eilish e o ator Ramy Youssef, de ‘Pobres Criaturas’, por exemplo, apareceram usando um pin vermelho com o desenho de uma mão com um coração preto no meio.
Trata-se do símbolo da Artists4Ceasefire, uma organização de atores, músicos e cineastas que pede “uma desescalada e cessar-fogo em Gaza e Israel”. Eles pedem a libertação de todos os reféns e a entrega de ajuda humanitária aos civis em Gaza.
Ramy Youssef and Billie Eilish wearing #ArtistsForCeasefire pin #Oscars pic.twitter.com/nh6qgkc4yF
— anish (@filmicshailar) March 10, 2024
Em entrevista à Variety, Youssef explicou que trata-se de “uma mensagem universal para que parem de matar crianças e fazer parte de mais guerra. “Ninguém alguma vez olhou para trás, para a guerra, e pensou que uma campanha de bombardeamento fosse uma boa ideia. Por estar rodeado de tantos artistas dispostos a emprestar a voz, a lista não para de crescer. Muitas pessoas usarão esses broches esta noite”, disse o ator.
Os atores de Anatomia de Uma Queda, Swann Arlaud e o jovem Milo Machado Graner apareceram no tapete vermelho usando um bottom com a bandeira da Palestina.
Milo Machado-Graner and Swann Arlaud at the 2024 #Oscars https://t.co/OTBcxLFTVD
— Film Updates (@FilmUpdates) March 10, 2024
Em outubro do ano passado, 58 atores e cineastas escreveram uma carta coletiva ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo para que ele colaborasse para dar um ponto final à guerra entre Israel e Palestina. Kristen Stewart, Joaquin Phoenix e Mark Ruffalo, Andrew Garfield foram alguns do atores que assinaram o documento.