Continua após publicidade

Propósito e força de Ellie aparecem em season finale de ‘The Last of Us’

No último episódio da 1 temporada conhecemos Anna, a mãe de Ellie: ''Mostre sua força. Você é tão durona'', disse ela a sua filha recém-nascida

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 18h52 - Publicado em 13 mar 2023, 17h45

(Atenção: se você não viu o último episódio da série, este texto pode conter spoilers)

O nono e último episódio de ‘The Last of Us‘, série da HBO, foi exibido neste domingo (12) e se tem algo que podemos afirmar é: já estamos com saudades de Bella Ramsey e Pedro Pascal nos papéis de Ellie e Joel, respectivamente. Ambos protagonistas entregaram uma temporada com cenas emocionantes e bem fiéis ao game – o que só foi confirmado ao longo da season finale.

A primeira cena do último episódio é de uma mulher grávida. Ofegante, ela corre em meio a floresta e encontra uma casa onde tenta se abrigar. A personagem que conhecemos é Anna Williams, que, na série, desempenha o papel de mãe da Ellie. Ela se depara com um infectado que a persegue e mesmo o matando percebe que foi mordida.

É neste momento que entendemos a relação próxima de Anna, interpretada por Ashely Johnson –  responsável por dar os movimentos e feições da Ellie no game da Naughty Dog – com Marlene, uma das chefes dos Vagalumes. Ela explica que foi infectada a Marlene e pede que a amiga de longa data cuide de seu bebê: ”Mostre sua força, Ellie. Você é tão durona”, disse Anna para a recém-nascida.

Toda a história de Anna foi algo adicional que os produtores e roteiristas adicionaram a série, já que esse arco não existe no jogo, viu?

Continua após a publicidade

É também nesta cena que temos um vestígio da explicação a imunidade de Ellie: isso porque sua mãe foi infectada no momento em que estava dando luz e, mesmo cortando o cordão umbilical momentos depois, isso poderia explicar porque a Ellie já nasceu ‘imune’ ao fungo que viria a infectar os humanos e devastar o mundo tal qual o conhecemos.

Menina sentada em caminhonete
”Mostre sua força, Ellie. Você é tão durona”, disse Anna para a recém-nascida HBO/Reprodução

O que você faria no lugar de Joel?

É inegável o enlace emocional que Joel e Ellie desenvolveram ao longo da temporada. É também perceptível que Joel passa a vê-la como uma filha e, por isso, faria de tudo para salvá-la. Ele, inclusive, propõe a Ellie largar a busca pelo hospital dos Vagalumes e voltar a cidade de Tommy, seu irmão – proposta que Ellie nega veemente.

Eles seguem a jornada em busca do hospital e encontram uma manada de girafas – inclusive, os atores gravaram com girafas reais, viu?

Ao chegarem às proximidades do hospital, Joel e Ellie são separados pelos Vagalumes. Ao acordar, ele recebe a notícia que Ellie realmente é a portadora da cura para a humanidade, mas, para isso, seria preciso sacrificá-la. (É claro que Joel sabe o que ela escolheria se pudesse, mas, mesmo assim, ele decide arriscar tudo para salvá-la)

Continua após a publicidade

Joel rouba uma arma de um dos soldados e passa a matar todos que atravessam seu caminho – incluindo a Marlene. Ele entra na sala de cirurgia pediátrica e encontra Ellie inconsciente. Ele a salva, rouba um carro e parte em direção a cidade do seu irmão. Enquanto dirige, Ellie acorda e pergunta o que aconteceu. A câmera foca no rosto de Joel, que parece distante ao explicar: ”Eles disseram que tem muitos outros [imunes] como você. Na verdade, os médicos pararam de tentar encontrar uma cura”.

Mais uma vez, a adaptação da série em relação ao game foi muito elogiada pelo público. E não tinha como ser diferente, né? Olhem as semelhanças:

E vocês, teriam tomado a mesma decisão que o Joel para salvar alguém que amam em prol da cura para a humanidade? É complexo, sabemos bem…

Publicidade