(Atenção: se você não viu o último episódio da série, este texto pode conter spoilers)
O nono e último episódio de ‘The Last of Us‘, série da HBO, foi exibido neste domingo (12) e se tem algo que podemos afirmar é: já estamos com saudades de Bella Ramsey e Pedro Pascal nos papéis de Ellie e Joel, respectivamente. Ambos protagonistas entregaram uma temporada com cenas emocionantes e bem fiéis ao game – o que só foi confirmado ao longo da season finale.
A primeira cena do último episódio é de uma mulher grávida. Ofegante, ela corre em meio a floresta e encontra uma casa onde tenta se abrigar. A personagem que conhecemos é Anna Williams, que, na série, desempenha o papel de mãe da Ellie. Ela se depara com um infectado que a persegue e mesmo o matando percebe que foi mordida.
É neste momento que entendemos a relação próxima de Anna, interpretada por Ashely Johnson – responsável por dar os movimentos e feições da Ellie no game da Naughty Dog – com Marlene, uma das chefes dos Vagalumes. Ela explica que foi infectada a Marlene e pede que a amiga de longa data cuide de seu bebê: ”Mostre sua força, Ellie. Você é tão durona”, disse Anna para a recém-nascida.
Toda a história de Anna foi algo adicional que os produtores e roteiristas adicionaram a série, já que esse arco não existe no jogo, viu?
É também nesta cena que temos um vestígio da explicação a imunidade de Ellie: isso porque sua mãe foi infectada no momento em que estava dando luz e, mesmo cortando o cordão umbilical momentos depois, isso poderia explicar porque a Ellie já nasceu ‘imune’ ao fungo que viria a infectar os humanos e devastar o mundo tal qual o conhecemos.
O que você faria no lugar de Joel?
É inegável o enlace emocional que Joel e Ellie desenvolveram ao longo da temporada. É também perceptível que Joel passa a vê-la como uma filha e, por isso, faria de tudo para salvá-la. Ele, inclusive, propõe a Ellie largar a busca pelo hospital dos Vagalumes e voltar a cidade de Tommy, seu irmão – proposta que Ellie nega veemente.
Eles seguem a jornada em busca do hospital e encontram uma manada de girafas – inclusive, os atores gravaram com girafas reais, viu?
Ao chegarem às proximidades do hospital, Joel e Ellie são separados pelos Vagalumes. Ao acordar, ele recebe a notícia que Ellie realmente é a portadora da cura para a humanidade, mas, para isso, seria preciso sacrificá-la. (É claro que Joel sabe o que ela escolheria se pudesse, mas, mesmo assim, ele decide arriscar tudo para salvá-la)
Joel rouba uma arma de um dos soldados e passa a matar todos que atravessam seu caminho – incluindo a Marlene. Ele entra na sala de cirurgia pediátrica e encontra Ellie inconsciente. Ele a salva, rouba um carro e parte em direção a cidade do seu irmão. Enquanto dirige, Ellie acorda e pergunta o que aconteceu. A câmera foca no rosto de Joel, que parece distante ao explicar: ”Eles disseram que tem muitos outros [imunes] como você. Na verdade, os médicos pararam de tentar encontrar uma cura”.
Mais uma vez, a adaptação da série em relação ao game foi muito elogiada pelo público. E não tinha como ser diferente, né? Olhem as semelhanças:
THE LAST OF US SIDE BY SIDE COMPARISON
GAME VS SHOW THE SAINT MARY HOSPITAL THE FIREFLY LAB JOEL WAKES UP IN HOSPITAL BED WITH MARLENE AND SOLDIERS JOEL FIGHTING HIS WAY THROUGH FIREFLY SOLDIERS TO SAVE ELLIE FROM SURGERY JOEL KILLS MARLENE LAURA BAILEY OPERATION ROOM EASTER EGG… pic.twitter.com/rk68AS96Ma— TLOUGEEKHBO|NEWS/TEASERS/ARTICLES/ENTHUSIAST/TLOU (@NewsTlougeek) March 13, 2023
E vocês, teriam tomado a mesma decisão que o Joel para salvar alguém que amam em prol da cura para a humanidade? É complexo, sabemos bem…