Sucesso de Garota do Momento é resultado do olhar certeiro das mulheres

Em entrevista exclusiva à CH, Alessandra Poggi e Natalia Grimberg falaram sobre o time que está fazendo a novela alcançar diferentes gerações

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 13 fev 2025, 20h21 - Publicado em 13 fev 2025, 19h40
G

arota do Momento é uma fábula de esperança”, observou Natalia Grimberg, diretora artística da novela da Globo que conquistou o público e se tornou a obra das seis mais comentada da década. Escrita por Alessandra Poggi, a trama de Beatriz, interpretada por Duda Santos, explora diversas temáticas sociais relevantes de maneira sensível, sem perder a característica leveza do horário no qual é exibida.

Em entrevista exclusiva à CH, Grimberg e Poggi analisaram a importância do equilíbrio na forma como cada núcleo é retratado nas telas. “Eu costumo dizer que a gente pode falar sobre todos os assuntos dependendo do tom com que você os aborda“, ressaltou a autora.

Ambientada em 1958, a obra alcançou diferentes gerações ao mergulhar em detalhes da época enquanto também gera debates sobre assuntos que seguem atuais, como maternidade, autoestima, machismo, racismo e homofobia. “Eu sempre quis equilibrar muito a fidelidade histórica”, disse Natalia. “Mas com uma abordagem muito contemporânea no pensamento e na narrativa“, acrescentou.

“Tratamos de temas sensíveis de maneira leve, de maneira mais lúdica”

Alessandra Poggi sobre Garota do Momento
Continua após a publicidade

A diretora ainda contou que, quando apresentou o projeto ao lado de Alessandra, as duas explicaram que a história seria feita de contrastes. “É uma novela que tem leveza, tem diversão, tem profundidade, tem cores, tem músicas. Mas é uma mistura. Ela tem samba, mas tem rock. Ela tem sorrisos, mas tem lágrimas também. A gente não diminui os sentimentos, sabe? Colocamos tudo em uma abordagem da fábula“, pontuou ela sobre a combinação certeira que fez a obra se tornar um sucesso.

E o conceito foi aplicado até mesmo na trilha sonora. Parte das músicas que tocavam na época ganhou uma nova roupagem na voz de artistas contemporâneos, como Criolo, que canta a regravação de Se Acaso Você Chegasse, IZA, que foi responsável por Cry Me a River, Gloria Groove na nova versão de Smoke Gets In Your Eyes, e muitos outros.

“É uma mistura entre a novidade e a nostalgia” – Natalia Grimberg sobre a trilha sonora de Garota do Momento

Continua após a publicidade

O olhar feminino em Garota do Momento

Em Garota do Momento, grande parte da equipe é formada por mulheres. Isso permitiu que a produção ganhasse um olhar feminino tanto na frente quanto por trás das câmeras. “Acredito que estamos chegando em um lugar que as gerações antigas não tiveram oportunidade”, destacou Alessandra.

Eu acho uma grande vitória, acho saudável demais essa união. Temos o mesmo entendimento sobre as questões, né? Eu também escrevo muito para as personagens femininas“, enfatizou a autora.

Entre risos, ela compartilhou que até os personagens masculinos recebem seu próprio toque. “Tem até um uma brincadeira que alguém fez no Twitter dizendo: ‘Beto, um homem escrito por uma mulher'”, dividiu ela sobre o personagem de Pedro Novaes.

Continua após a publicidade

Beto (Pedro Novaes) e Beatriz (Duda Santos) em Garota do Momento; eles estão em cena se olhando enquanto seguram a mão um do outro
Beto (Pedro Novaes) e Beatriz (Duda Santos) em Garota do Momento Beatriz Damy/TV Globo/Divulgação

“Temos uma sensibilidade feminina um pouco mais apurada, digamos assim, do que muitos homens, não digo de todos, óbvio. Eu acho que é uma união de sensibilidade“, complementou a autora. Natalia também celebrou a potência da novela das seis, que carrega delicadeza e força, sempre na mesma medida.

Publicidade