Três filmes nacionais com romances gays para assistir nos cinemas em 2025

Musical cearense, Romeu e Julieta de Porto Alegre e romance no centro de São Paulo são palcos de novas histórias LGBTQIA+ nas telas

Por Arthur Ferreira Atualizado em 18 fev 2025, 13h37 - Publicado em 18 fev 2025, 09h01
A

o longo dos últimos anos, quando se falava em protagonismo gay no cinema nacional, o primeiro título que vem à mente era Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro. O romance adolescente entre Leonardo e Gabriel marcou uma geração e se tornou uma referência incontestável de filmes LGBTQIA+ no Brasil.

Mas, agora, uma nova leva de filmes nacionais está chegando aos cinemas para expandir esse universo e mostrar que a diversidade de histórias e narrativas nunca esteve tão vibrante. Nas últimas semanas, três longas brasileiros protagonizados por casais gays tem chamado atenção nas redes sociais – e nós te contamos tudo sobre eles aqui.

Baby (em cartaz desde 9 de janeiro)

Vencedor do prêmio de Melhor Ator na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024, Baby chegou aos cinemas brasileiros em janeiro, após uma temporada de sucesso nos festivais. O filme acompanha Wellington (João Pedro Mariano), um jovem que sai de um centro de detenção juvenil sem rumo e acaba conhecendo Ronaldo (Ricardo Teodoro) em um cinema pornô.

Continua após a publicidade

O encontro entre os dois se desdobra em uma relação intensa, permeada por desejo, conflitos e um jogo de poder que desafia as noções de amor e sobrevivência. O enredo traz uma reflexão profunda sobre a perda da inocência e o amor entre pessoas marginalizadas, que estão sempre no limite da existência. A história se passa em São Paulo e é possível enxergar vários pontos da cidade e da vida noturna paulistana ao longo do filme, que também inclui uma ótima trilha sonora.

Com um elenco que inclui Bruna Linzmeyer e Ana Flavia Cavalcanti, Baby já se consolidou como um dos grandes lançamentos LGBTQIAP+ do ano. Confira a programação nos cinemas de sua cidade.

Continua após a publicidade

Homens de Barro (em cartaz desde 15 de fevereiro)

Uma versão gay de Romeu e Julieta em Porto Alegre? Temos! Homens de Barro, dirigido por Angelisa Stein, é um drama romântico que se passa na zona sul da capital gaúcha. A história segue Pássaro (Gui Mallmann) e Ângelo (João Pedro Prates), dois jovens que, depois de uma infância marcada pela rivalidade entre suas famílias, se reencontram na vida adulta e precisam enfrentar a culpa e o medo para viverem um amor proibido. Confira a programação nos cinemas de sua cidade.

O Melhor Amigo (estreia nos cinemas em 13 de março)

E se a sua paixão do passado voltasse de repente em um cenário paradisíaco e musical? Esse é o ponto de partida de O Melhor Amigo, um musical gay cearense dirigido por Allan Deberton. O longa acompanha Lucas (Vinicius Teixeira), um arquiteto que decide viajar sozinho para Canoa Quebrada após uma crise no relacionamento.

Continua após a publicidade

Lá, ele reencontra Felipe (Gabriel Fuentes), uma antiga paixão da faculdade, e os sentimentos adormecidos vêm à tona ao som de trilhas românticas e coreografias vibrantes. O trailer lançado nos últimos dias levou o X/ex-Twitter à loucura, e a expectativa para a estreia só aumenta. Com participação de Gretchen, Cláudia Ohana e Mateus Carrieri, o filme promete emocionar os fãs de musicais.

Publicidade