A$AP Rocky é primeiro diretor criativo da Ray-Ban: o que isso significa?

Entenda como o rapper pode redefinir o futuro da tradicional marca de óculos

Por Sofia Duarte 25 fev 2025, 11h00
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universo da moda e o mundo pop se encontram mais uma vez com a nomeação de A$AP Rocky para primeiro diretor criativo da Ray-Ban. À frente da icônica marca de óculos, o rapper deve trazer seu olhar vanguardista aos projetos, podendo moldar o futuro da imagem e do design da empresa. Mas, na prática, o que isso representa?

 

 

Mais do que pensar em silhuetas de óculos de sol e de grau, a decisão reflete uma preocupação em se aproximar das novas gerações de consumidores e trazer um espírito inovador para uma marca tradicional fundada em 1937, ou seja, há mais de 80 anos. Até porque, a partir de agora, ele ocupa um cargo inédito na Ray-Ban Studios, subdivisão da empresa focada na música.

“Eu sempre admirei a capacidade da Ray-Ban de se manter fiel às suas raízes, ao mesmo tempo em que evolui constantemente”, afirmou A$AP Rocky em comunicado à imprensa.

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Segundo a marca, o cantor também terá influência na direção de campanhas, reestruturação de lojas e incorporação de música, moda e arte nas ações. “O nome Ray-Ban transcende a indústria de óculos; não é apenas uma marca, é um estilo de vida. Há quase 80 anos, a marca está presente nos rostos dos músicos, artistas, atores e heróis mais icônicos, moldando e remodelando o status quo, liderando revoluções culturais ao longo dos tempos. Hoje, estamos recebendo A$AP Rocky em nossa família; ele é um artista visionário e criador. Sua habilidade de ultrapassar os limites dos diversos mundos que explora se alinha com o DNA da Ray-Ban. Estamos reforçando os valores da marca de inovação, espírito pioneiro e coragem. Que o futuro comece agora!” declarou Leonardo Maria Del Vecchio, presidente da Ray-Ban.

A$AP Rocky se torna primeiro diretor criativo da Ray-Ban
A$AP Rocky se torna primeiro diretor criativo da Ray-Ban Foto: Ray-Ban/EssilorLuxottica/Divulgação

Desde que surgiu e teve seu primeiro sucesso em 2011, A$AP Rocky, nascido Rakim Mayers, tem mostrado que veio para desafiar padrões e que sua criatividade supera as normas. Ao firmar colaborações com várias grifes, sendo uma das mais recentes a Bottega Veneta, e lançar seus próprios produtos, como na coleção com a Puma, o artista do Harlem, em Nova York, prova que pode ir além e unir música, moda e cultura.

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Isso tudo ficou ainda mais evidente quando lançou a AWGE, uma agência criativa que teve sua primeira coleção de roupas desfilada na semana de moda masculina de Paris em junho de 2024. 

O primeiro resultado dessa parceria com a Ray-Ban já sai em abril deste ano, com o lançamento da ‘Blacked Out Collection’, uma reformulação de criações tradicionais da etiqueta com detalhes em ouro e novas lentes ultra-escuras. Quem aí está ansioso para ver esse resultado?

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