endezeiro, Dendezeiro, Dendezeiro! Quando as luzes se apagaram, antes do desfile começar, podia ouvir os gritos da equipe no backstage já em celebração. Depois do silêncio, a música abriu com a frase “essa é uma carta de amor”, e foi isso que Hisan Silva e Pedro Batalha, estilistas da marca, apresentaram neste domingo (20) no São Paulo fashion Week N58.
A coleção Brasiliano: Filhos do Sol, é uma imersão e homenagem ao sertão brasileiro. “O ‘brasileiro’, antigamente, era a forma de falar das pessoas que trabalhavam com pau-brasil, mas não necessariamente nasceram no Brasil. Antigamente, ‘brasiliano’ era a forma de denominar as pessoas que nasceram aqui”, explica Hisan Silva.
Resgatando história e raízes familiares, os diretores criativos buscaram falar da cultura e da estética do Brasil com o cuidado de pessoas que nasceram nele. Com o sertão como o coração do país, ele vira o centro da coleção ao ser representado com carinho e autenticidade. O desfile foi patrocinado pela Ashé Ventures, produtora audiovisual de Viola Davis e Maurício Mota.
Desde o primeiro passo do modelo na passarela, a plateia se anima com ansiedade mesmo sem saber o que está por vir. Peças em couro com acabamento alaranjado abrem a coleção seguida por uma alfaiataria que traz traços do street wear com uma modelagem impecável com recortes divertidos.
Como em um momento mais maduro da marca, as estampas são mais discretas e se mantém em tons neutros de branco e marrom. A cor preta também tem seu destaque na narrativa do desfile e está presente em um macacão, bermudas e uma calça que traz o escrito ‘brasiliano’ estampado na frente.
As minissaias, queridinhas do momento, também têm seu espaço na Dendezeiro. Seja compondo o look com uma blusa oversized que lembra a estética esportiva ou com um corset vermelho super estruturado.
A cantora Majur foi uma das convidadas da marca para cruzar a passarela e é responsável por usar uma das produções que traz o couro verde.
Hisan e Pedro desmistificam o cangaço e expõem a proximidade da cultura com a moda que vemos hoje. Mais que nos apegar ao cowboycore gringo, a versão do sertão brasileiro acaba por trazer mais luz. Os cintos de fivela só não se destacam que as perneiras, que são usadas por trabalhadores rurais e no desfile viram truque de styling ao serem combinadas com os tênis de Puma.
“Os shapes hiper volumosos ganharam outra roupagem nessa edição. A gente faz um shape mais slim com os detalhamentos e acabamentos mais pensados”, explica Pedro Batalha. Ainda assim, podemos ver duas saias mais estruturadas e armadas, além de um super chapéu na modelo que fecha o desfile.
Como a coleção diz ‘filhos do sol’, nada mais justo que uma maquiagem que siga essa estética. “Estamos falando de um brilho natural, um blush que simula o efeito do sol forte, então o tom dele é sempre mais puxado para o terroso com um fundo iluminado”, explica Gotham, beauty artist que assinou a beleza.