cerimônia do Oscar 2024 acontece no próximo domingo (10) e, além de acompanhar os grandes vencedores da noite, nós já estamos ansiosas para ver todos os detalhes dos looks das famosas no tapete vermelho. Enquanto isso, que tal relembrar vestidos e visuais icônicos que passaram pela premiação e ficaram marcado na história? De 1954 a 2023, veja as produções de artistas como Cher, Zendaya e Rihanna.
Looks icônicos que as famosas usaram no tapete vermelho do Oscar
Audrey Hepburn
Em 1954, Audrey Hepburn recebeu o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em A Princesa e o Plebeu e, para esse momento especial, ela escolheu um vestido da Givenchy com textura floral, saia rodada e cintura marcada, visual bem marcante da década de 1950.
Cher
Cher venceu o Oscar de 1988 na categoria de Melhor Atriz por sua interpretação em Feitiço da Lua e roubou a cena da premiação quando apareceu com este vestido preto transparente todo bordado feito pelo estilista e seu amigo de longa data Bob Mackie.
Nicole Kidman
O vestido da coleção de alta-costura da Dior desenvolvido por John Galliano que Nicole Kidman usou no tapete vermelho em 1997 é considerado um dos mais caros da história do evento.
Fernanda Montenegro
A presença da atriz Fernanda Montenegro no Oscar de 1999 foi muito esperada pelos brasileiros. Ela apareceu com um vestido preto e estava indicada a Melhor Atriz por seu papel no filme nacional Central do Brasil – e é a única brasileira e latino-americana já indicada à essa categoria na premiação. Infelizmente, perdeu para Gwyneth Paltrow, e até hoje o assunto gera polêmica e debate acerca da escolha e da relação da academia com produções estrangeiras.
Björk
O vestido de cisne de Björk, assinado pelo designer Marjan Pejoski, deu o que falar durante o Oscar de 2001 e continua sendo referenciado até hoje. Na época, a cantora islandesa chegou a ser ridicularizada pela mídia, mas sua intenção era fazer uma piada em um evento extremamente formal.
Halle Berry
Halle Berry se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz em 2002, por seu trabalho como a personagem Leticia Musgrove no filme A Última Ceia – e, até hoje, é a única mulher negra a levar a estatueta nessa categoria. Na ocasião, ela optou por um vestido Elie Saab com bordado floral em tule na parte de cima e saia bordô.
Miley Cyrus
O vestido com corpete e saia brilhante de tule Jenny Packham que Miley Cyrus escolheu para o Oscar de 2010, época em que a artista estava nos holofotes com a sua ruptura com a Disney, ficou marcado na história da premiação. Quem lembra?
Jennifer Lawrence
Jennifer Lawrence recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2013 por sua atuação em O Lado Bom da Vida com um vestido branco sem alças da coleção de alta-costura da Dior – por esse motivo é considerado um dos vestidos mais caros já usados na premiação. Sim, foi neste ano que ela acabou caindo ao subir as escadas do evento por conta do volume da saia.
Lupita Nyong’o
Lupita Nyong’o usou um vestido Prada em tom azul claro com decote profundo e saia volumosa no Oscar de 2014 para receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em 12 Anos de Escravidão.
Emma Stone
Emma Stone levou a estatueta dourada de Melhor Atriz por La La Land em 2017 usando vestido com saia de franjas da Givenchy.
Zendaya
No Oscar de 2022, Zendaya e seu stylist Law Roach mergulharam em suas referências e se inspiraram em um look que a atriz Sharon Stone usou na premiação em 1998. Na época, Sharon deu o que falar ao aparecer com uma saia lilás da Vera Wang e uma camisa branca da Gap, e Zendaya reproduziu a ideia com peças Valentino.
Rihanna
Em 2023, Rihanna exibiu sua barriga de grávida com um vestido preto da Alaïa que misturou couro e transparência. Ela estava indicada na categoria de Melhor Canção Original por Lift Me Up, parte da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda para Sempre.
Qual look do Oscar 2024 será que vai ficar marcado na história da premiação?