afael Caetano nos lembrou o quanto emocionante a moda pode ser. Mais que roupas que compõem um look, o estilista da marca homônima apresentou sonhos na passarela da São Paulo Fashion Week N58 neste sábado (19). A coleção Maurício, que homenageia o cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
Tudo surgiu com uma toalha do Cascão que o Rafael tinha em casa. “Eu não costumo trabalhar com temas que são muito próximos a mim porque eu tenho medo de confundir, mas um amigo que eu recebi em casa me perguntou por que eu nunca tinha feito uma coleção do Maurício”, contou o estilista.
Ao todo foram 23 looks desfilados, todos criados com a premissa de impirmir o DNA das criações de Maurício de Souza nas roupas da marca. Preocupado em não trazer as referências ao trabalho do cartunista de forma óbvia, Rafael contou em meio à lágrimas: “A gente tem uma estampa desenhada pelo Seu Maurício, que é o Horácio, único personagem que aparece na coleção que é o alter ego do Maurício”.
Em uma alfaiataria leve com modelagem impecável, os detalhes, desenvolvidos por Rafael Caetano, são cativantes e curiosos. Tudo parece muito bem pensado, desde o tecido com risca de giz que possui a assinatura do artista à estampa verde que foi desenhada a partir das orelhas do Sansão, famoso coelhinho de pelúcia.
A homenagem à Maurício vai além de seu trabalho. Imagens de sua infância vestido de marinheiro, inspiraram modelagens de camisas que levam a mesma gola da fantasia.
O estilista mostra uma moda masculina que consegue transitar entre o divertido e o elegante ao mesmo tempo. Com cores reconhecidas pelos fãs dos personagens dos gibis, as tonalidades de vermelho, nude, verde e preto fazem parte da narrativa.
Ainda nos bastidores, todos presentes perderam o ar ao ver a reação do cartunista, inspiração de tudo, ao ver a coleção que leva seu nome pela primeira vez. Rafael Caetano também conduziu Maurício de Souza na passarela depois da fila final do desfile.
Na maquiagem, assinada por Gustavo Voltolini, a pele se manteve simples, deixando o destaque para um desenho geométrico na bochecha. “Para não cair no infantil, nós pensamos em criar traços dinâmicos que se cruzassem para poder trazer também a referência do quadrinho”, contou o maquiador.