Série ‘The New Look’ mostra moda como sobrevivência para Christian Dior
A série da Apple TV+ narra a trajetória do estilista e de Coco Chanel durante a Segunda Guerra Mundial
Depois das séries sobre Halston, da Netflix, e Cristóbal Balenciaga, da Star+, mais uma produção que mostra a moda em um contexto histórico para além do glamour das passarelas foi lançada. The New Look, disponível na Apple TV+*, se passa na Paris ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e narra a história de como Christian Dior (Ben Mendelsohn) usou da criação para sobreviver, ao passo que Coco Chanel (Juliette Binoche) tomou decisões que a levaram a estreitar laços com o nazismo.
A série evidencia a íntima relação entre moda e política, narrando os esforços de Christian Dior para proteger sua irmã, Catherine Dior (Maisie Williams), integrante da resistência francesa que acabou sendo sequestrada, torturada e levada a um campo de concentração na Alemanha, ao mesmo tempo em que produzia vestidos para a casa do estilista Lucien Lelong, que eram usados por esposas de oficiais da SS (Schutzstaffel), unidade de elite criada inicialmente para servir como tropa de proteção de Adolf Hitler.
“A história pessoal de Monsieur Dior inspirou as pessoas de que não havia problema sonhar mais uma vez, e me inspira que ele fez isso através da criação, que criação é sobrevivência”, afirmou o diretor Todd A. Kessler em entrevista à Vogue americana.
O chamado ‘New Look’ surgiu depois que o estilista apresentou sua primeira coleção autoral, em 1947, e quem deu esse nome foi a diretora da Harper’s Bazaar americana na época, Carmel Snow. O tal do visual contrastava com a simplicidade das roupas usadas durante a guerra e resgatava o que Christian acreditava definir a feminilidade ao propor uma cintura marcada e, na parte de baixo, saia ampla e rodada; assim, ele ditou a moda dos anos 1950.
“Dior foi um azarão que lutou ferozmente para ser ele mesmo e para tornar o mundo um lugar mais colorido para se viver, e esse legado dura até hoje”, disse o produtor Lorenzo di Bonaventura à Vogue dos Estados Unidos.
Por outro lado, a produção também expõe o romance de Coco Chanel com o agente alemão Hans Günther von Dincklage, conhecido como Spatz (Claes Bang), e sua aproximação com o nazismo. Embora tenha fechado seu ateliê durante a guerra, a estilista, após ter conseguido libertar seu sobrinho, que era prisioneiro dos nazistas, fez acordos pessoais e profissionais com oficiais do regime de Hitler. O comportamento da renomada designer é, até hoje, considerado dúbio e inconclusivo, passando por diferentes opiniões de estudiosos do período – há quem defenda de que ela não tinha de fato ideais nazistas, mas há quem a descreva como antissemita. Na série, ainda vemos os conflitos e pensamentos que ela tinha sobre Dior, que trazia uma silhueta marcada em suas criações, enquanto ela preferia se apropriar de modelagens tradicionalmente consideradas masculinas.
Embora The New Look falhe em mostrar com mais profundidade a relação entre Chanel e Dior, porque o que se sente é que são duas tramas que pouco se cruzam, é interessante assistir à moda como fio condutor da sobrevivência durante os anos de guerra. Se você é apaixonada por história da moda, e não apenas por roupas, que são, sim, conceitos bem distintos, vale a pena dar uma chance à série.
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