Adolescente brasileiro de 15 anos e pai são mortos em ataque no Líbano
Bombardeios israelenses no Líbano já levaram a óbito quase 600 pessoas, incluindo o brasileiro e o pai paraguaio.
jovem brasileiro de 15 anos Ali Kamal Abdallah foi morto em um ataque aéreo israelense, que atingiu diversas cidades do Líbano, entre elas Kelya, região do Vale do Beqaa, próxima a Beirute, onde adolescente e o pai, o paraguaio Kamal Abdallah, estavam.
Desde a semana passada, os ataques de Israel contra o Líbano se intensificaram e, segundo levantamento do UOL, 558 pessoas morreram sendo elas 50 crianças, 94 mulheres e 2 médicos, e outras 1.835 ficaram feridas nos bombardeios, que, além das perdas, danificou gravemente a infraestrutura das cidades.
A confirmação da morte do jovem só foi feita na manhã desta quinta-feira (26) em nota pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O jovem e sua família viviam em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ainda na segunda-feira (23), Adnan El Sayed, vereador da cidade, publicou uma nota de pesar em seu Facebook pessoal, clamando por “forças na justiça divina e na capacidade da resistência libanesa para seguir o caminho da verdade apesar das perdas diárias desse massacre à Palestina e ao Líbano”.
Desde terça-feira (24), está acontecendo, em Nova York, a Assembleia Geral da ONU e, na manhã desta quinta-feira (26), o Ministro do Itamaraty, Mauro Vieira, condenou os ataques do Líbano, pediu que a comunidade internacional se mobilize para a interrupção desses ataques e garantiu que a Embaixada do Brasil em Beirute está “atenta e prestando auxílio e orientações a comunidade brasileira” – é ela que está organizando as documentações e transporte do corpo do jovem ao Brasil.
Ainda na Assembleia, houve a tentativa, liderada pelos Estados Unidos e pela França, de um acordo de cessar-fogo na fronteira entre o Líbano e Israel, e de apoio a um em Gaza, o que foi negado por Israel. Segundo a Reuters, Israel tem afirmado que líderes importantes do Hezbollah, grupo armado libanês, foram mortos nos últimos bombardeios.
As ofensivas de Israel contra o Líbano surgem a partir do apoio armado do Hezbollah ao Hamas, grupo armado palestino em guerra contra Israel.