Como é estar na CSW, o evento mais importante das mulheres na ONU

Diana Godinho, da Girl UP Brasil, fez parte da delegação brasileira por lá e conta como foi a experiência.

Por Andréa Martinelli 18 mar 2025, 06h00
C

onferência mundial pelos direitos das meninas e mulheres na ONU, a famosa CSW (na sigla, em inglês), vai revisar até o dia 21 de março os acordos feitos há 30 anos para a evolução das políticas públicas e pensar no futuro.

E isso é muito importante. Por isso, Diana Godinho, da Girl UP Brasil, foi até a sede da ONU, em Nova York, acompanhar tudo o que a delegação brasileira estava fazendo por lá. Ela participou de discussões com líderes mundiais, com representantes da juventude e até conheceu a ministra das Mulheres do governo Lula, Cida Gonçalves.

 

 

 

Assista ao vídeo abaixo e vá até o evento com ela:

@capricho

 A CSW, na ONU, é “só” o evento mundial mais relevante sobre o direitos das meninas e mulheres, viu? As decisões tomadas ali podem impactar o nosso futuro em um mundo que ainda precisa ser muito melhor para nós. A CAPRICHO foi até lá com a Diana, da @Girl Up Brasil e te mostra como é estar lá dentro!

♬ som original – Capricho

A Comissão da ONU sobre a Situação da Mulheres (CSW67) é “só” o evento mais importante sobre direitos das meninas e mulheres e promoção da igualdade de gênero – tem gente até que chama ele de “COP de gênero”, pois é – e acontece anualmente na sede da ONU em Nova York. E isso rola desde 1946, um ano após a criação da própria entidade. A cada edição, duas temáticas principais são discutidas, sendo uma delas prioritária e outra secundária, que analisa se acordos de uma edição anterior específica estão em andamento.

Publicidade