Dirigente beija, sem consentimento, jogadora da Espanha na final da Copa

Atitude do presidente da Federação Espanhola foi duramente criticada nas redes sociais

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 18h24 - Publicado em 21 ago 2023, 14h26

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, causou uma baita polêmica nas redes sociais após ter beijado a jogadora da Espanha Jenni Hermoso. O episódio aconteceu enquanto Rubiales entregava as medalhas para as jogadoras na vitória da Espanha por 1 x 0 sobre as inglesas na final da Copa Feminina de Futebol, que aconteceu neste domingo (21).

Após a comemoração no gramado, Hermoso fez uma live do vestiário, em que disse que ‘não gostou’ do que aconteceu. Esse episódio claramente só reforça o machismo que nós, mulheres, sofremos diariamente na sociedade. Além de como homens se sentem ‘livres’ para fazer atitudes do tipo, como beijar uma mulher sem o seu consentimento, né? Simplesmente inaceitável.

Nesta segunda-feira, após a polêmica ter ganho as redes sociais (o nome de Jenni Hermoso figurava nos trending topics nesta segunda-feira), Rubiales veio a público se desculpar por meio de um vídeo. “Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado – declarou Rubiales, em vídeo divulgado nesta segunda-feira.”

Aqui o momento que Rubiales beija Hermoso nos lábios, sem o seu consentimento:

Continua após a publicidade

Algumas autoridades espanholas também vieram à público repudiar o acontecido. O Ministro do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, chamou o episódio é ‘inaceitável’. “Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações”, disse, em entrevista após o jogo.

Além do beijo forçado de Rubiales, muitas pessoas também criticaram a postura do dirigente após o gol da Espanha. Em vídeo que circula nas redes sociais, Rubiales aparece agarrando sua genitália de maneira bastante fervorosa.

Continua após a publicidade

A pergunta que fica é: Até quando vamos ter que assistir episódios do tipo? 

 

Publicidade