Falta exatamente um mês para você emitir o seu título de eleitor em 2022

O dia 4 de maio é o prazo final para eleitores entre 16 e 17 anos realizarem cadastro no sistema eleitoral. A gente te explica.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 16 nov 2022, 19h12 - Publicado em 4 abr 2022, 18h42

Atenção jovens eleitores entre 16 e 17 anos: falta exatamente um mês para terminar o prazo de emissão do título de eleitor. Isso, claro, para que vocês possam votar e exercer a cidadania nas eleições gerais que acontecem em outubro deste ano. O prazo final é em 4 de maio e a CAPRICHO te mostra que emitir o documento é muito mais fácil do que parece.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Você sabia que só precisa de três documentos para emitir o seu título? São eles: documento oficial com foto, comprovante de residência e, para os homens em idade militar, também é preciso ter em mãos o comprovante de quitação do serviço militar.

Com todos os documentos reunidos, os cadastros podem ser feitos on-line pelo sistema Título Net, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título. No site, basta procurar pela guia “Serviços ao Eleitor” e clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site e, em seguida, selecionar a opção “Tire seu título” e completar o cadastro com todos os seus dados.

Na reta final da mobilização, o próprio TSE irá intensificar campanha informativa para aumentar a participação de jovens nesta faixa etária. Isso porque o percentual de eleitores entre 16 e 17 anos hoje é o menos expressivo desde 1992. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem 6 milhões de pessoas nesta idade no país. Porém, o número de jovens com título de eleitor, até agora, representa cerca de 17,5% do total de habilitados para obter o documento.

Continua após a publicidade

Segundo o tribunal, apenas 830 mil adolescentes se registraram para votar. Este número também é consideravelmente baixo em relação ao mesmo período das últimas eleições, em 2018, quando foi registrado 1,4 milhão de jovens com a mesma idade que já tinham emitido o documento.

Diante desse cenário, Artistas como Anitta, Bruna Marquezine, Juliette, Larissa Manoela e Luisa Sonza espalharam campanha pelas redes sociais. Elas usaram sua visibilidade para estimular que jovens tirem o título de eleitor e saibam que podem e devem exercer sua cidadania.

— Anitta (@Anitta) March 23, 2022

Continua após a publicidade

— Anitta (@Anitta) March 23, 2022

A cantora gaúcha Luísa Sonza fez uma publicação por meio de stories em sua conta do Instagram. “Vocês, jovens com mais de 16 anos, deveriam tirar o título de eleitor agora, e vocês não estão tirando”, disse no vídeo. “Então, por favor, tira o título de eleitor, porque esse ano é muito importante e você precisa votar. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor. Façam o favor, jovens.”

E Bruna Marquezine também entrou na onda, retuitando Anitta.

Continua após a publicidade

— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) March 23, 2022

Juliette lembrou que não é só uma maneira de exercer a cidadania, mas também de fortalecer a democracia:

Continua após a publicidade

— Juliette (@juliette) March 23, 2022

Entre os menores de idade o voto não é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Mas aqueles que têm entre 16 e 18 anos podem se cadastrar para conseguir votar ainda na eleição deste ano e experimentar o período de votação de uma maneira diferente, exercendo a cidadania. O TSE informa que todos os que completam 16 até o dia 2 de outubro, data em que acontece o primeiro turno da eleição, podem fazer o cadastro.

É isso: tudo começa com o exercício da sua cidadania e com as instruções do site do TSE. Clique aqui.

Publicidade