Já dá para pedir isenção no Enem 2023; veja quem tem direito e como fazer

Começou também o período para justificar ausência do ano passado para conseguir a isenção nesta edição. Vem, a gente te explica como funciona!

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h46 - Publicado em 17 abr 2023, 17h13

Se você está cursando o último ano do ensino médio em escola pública ou se já se formou, tendo realizado toda a última etapa na rede pública ou como bolsista integral em colégio particular, você já pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023. O prazo vai até o dia 28 de abril. Já anota aí!

O pedido é feito na Página do Participante. Lá você precisa informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Lembrando que os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações, viu? Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Participantes que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também poderão pedir isenção. Mas nesse caso, é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Se no Enem 2022 você teve a isenção da taxa mas não compareceu aos dois dias de prova, você precisa justificar sua ausência para solicitar o benefício nesta edição novamente. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Isso também é feito na Página do Participante até o dia 28 de abril.

Atenção, temos mais um lembrete importante! A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no exame. Todos que quiserem fazer o exame, isentos ou não, precisam realizar a inscrição entre os dias 5 a 16 de junho.

Publicidade