A atriz Mel Lisboa revelou, pela primeira vez, que foi vítima de um abuso ginecológico quando tinha 12 anos. A revelação veio no podcast “Mil e Uma Tretas”, de Thaila Ayala e Julia Faria. Segundo Lisboa, ela estava sozinha no consultório médico quando foi vítima de abuso.
“Meu coração até bateu mais forte. Eu nunca falei isso publicamente, mas a minha mãe me levou no ginecologista quando eu tinha 12 anos e me deixou sozinha e à vontade. O que ele fez? Abusou de mim”, disse a atriz, durante o episódio disponibilizado nesta quarta-feira (18).
Segundo a atriz, demorou cerca de 15 anos até ela entender que tinha sido uma vítima de abuso. Hoje, mãe de dois filhos – um menino e uma menina – ela disse que quer respeitar o tempo da filha para levá-la ao ginecologista e que, quando o fizer, será com uma mulher. “Eu estarei do lado dela”, acrescentou a atriz.
“O mundo é hostil, você não vai conseguir proteger de tudo e isso é desesperador. Acho que existe uma redução de danos, e para mim, é a informação, a educação, a conversa. O adolescente e a criança vão te dar sinais”, afirmou no podcast.
Na CAPRICHO, a gente já te explicou as coisas que podem e não podem acontecer em um consultório do ginecologista. Você pode ler tudo sobre isso aqui. E ó, superimportante: no consultório médico, você precisa se sentir livre para falar sobre questões íntimas sem medo ou pudores. Pela Ética Médica, o profissional deve ouvir sem julgar, tirar dúvidas e passar informações de forma isenta.
Uso indevido das mãos, filmar ou fotografar a consulta não são condutas aceitáveis de um profissional, ok?