‘Nur’ é a 1º filhotinha de urso polar que nasceu no Aquário de São Paulo

Ela é o primeiro caso de reprodução de ursos-polares na América Latina, viu? Os pais dela vieram direto da Rússia e a gente te explica como isso aconteceu.

Por Da Redação 15 fev 2025, 15h41
O

Aquário de São Paulo anunciou o primeiro caso de sucesso na reprodução de ursos-polares na América Latina nesta semana.

O filhote, uma fêmea, que recebeu o nome Nur, nasceu em 17 de novembro do ano passado e é a coisa mais fofa que você (provavelmente) verá hoje. A expectativa da instituição é de começar o processo de adaptação da filhote até que você, caso visite o espaço, consiga interagir com ela.

Mas tudo leva tempo e o ritmo dos animais precisa ser respeitado. Então, até o momento ela permanece com a mãe em uma área interna, similar ao habitat que a espécie monta em condições naturais.

A pequena Nur, que agora está com três meses, nasceu com 400 gramas, e está agora com cerca de 6 quilos. A equipe não fez exames diretos ainda, para não interferir na dinâmica entre o filhote e a mãe, Aurora.

Continua após a publicidade

O preparo para o nascimento da pequena começou logo que a equipe do aquário percebeu os primeiros sinais de gravidez da mãe. Aurora começou a passar mais tempo em sua toca, demonstrando maior necessidade de descanso.

Ela também reduziu sua interação com Peregrino, pai de Nur. Isso foi um sinal de alerta porque a espécie não mantém contato de machos com as fêmeas fora do período reprodutivo. Os machos adultos podem representar risco para filhotes.

Após o nascimento, o monitoramento a distância permitiu uma intervenção rápida, mas foi descartada, pois mãe e bebê se adaptaram rapidamente, disse a instituição.

Assista ao vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

A confirmação de que o filhote era uma fêmea veio somente quando ficou deitada de frente para uma das câmeras.

“Proporcionalmente, a mãe é enorme perto da bebê, e vê-la manuseando com todo o cuidado, acolhendo, ajeitando e aquecendo, a preocupação dela de ‘não adianta só amamentar, ela nasceu com uma camada muito fininha de pelo, se eu não aquecer, ela não vai conseguir mamar’, com todo esse cuidado e dedicação dela de dar tudo que ela precisava, foi incrível”, disse a veterinária chefe do Aquário de São Paulo, Laura Reisfeld, em vídeo institucional sobre o momento.

Mas não é tão simples quanto parece…

Aurora e o pai de Nur, Peregrino, são russos, viu? Eles vieram para o Brasil em um intercâmbio entre o Aquário e o Zoológico de Kazan, há cerca de 10 anos.

Na época, o Aquário de São Paulo, que é uma instituição privada, foi alvo de protestos de organizações em defesa dos animais. Os manifestantes argumentavam que o interesse do Aquário em manter esses animais em cativeiro e que, estimular sua reprodução visava apenas o lucro da instituição.

Continua após a publicidade

Atualmente, o custo de entrada para um adulto visitar o Aquário de São Paulo é de R$ 120. Há descontos para crianças, estudantes, idosos e outros grupos. O local recebe até mais de meio milhão de visitantes por ano.

Publicidade