Continua após publicidade

Tudo que você precisa saber sobre a vacinação contra a gripe

A nossa galera em geral não está no grupo prioritário para tomar a vacina pelo SUS, mas isso não descarta a imunização na adolescência

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h02 - Publicado em 27 mar 2024, 15h18

Você ficou sabendo que o Ministério da Saúde deu início à vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25)? Sim e isso tem um motivo! A campanha era, tradicionalmente, realizada em todo o país entre os meses de abril e maio, mas diante do aumento da circulação de vírus respiratórios, ela foi antecipada para esta semana nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já no Norte acontecerá no segundo semestre, devido a particularidade climática da região, ok?

A vacina disponível no SUS é trivalente, isto é, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.

Quem pode tomar a vacina da gripe gratuitamente no SUS?

Os grupos prioritários que tem acesso à vacinação no SUS são:

Continua após a publicidade

Quantas doses é preciso tomar da vacina da gripe?

A aplicação da vacina da gripe é em dose única, apenas crianças que estiverem se imunizando pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

E quem tomou em 2023? As vacinas da gripe são atualizadas todo ano! Então mesmo quem tomou no ano passado deve se vacinar agora novamente, viu?

E os jovens e outros grupos que não são prioritários?

Existe a possibilidade da nossa galera que não se enquadra nos grupos prioritários tomar a vacina na rede privada. Nesse caso, ainda é possível encontrar a versão quadrivalente do imunizante, que protege de mais uma cepa da doença.

Continua após a publicidade

Posso ficar gripado tomando a vacina da gripe?

Essa é uma dúvida e insegurança que muita gente tem, mas não passa de um mito. A vacina da gripe é composta por vírus inativados, sendo assim, ela não pode induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a dose leva 15 dias para fazer efeito.

O Ministério da Saúde esclarece que a dose leva 5 dias para fazer efeito e que, muitas vezes, os sintomas que ocorrem nos primeiros dias, após a vacinação, são decorrentes de resfriados que já estavam incubados e só foram se manifestar logo após a vacinação.

A campanha de vacinação contra a gripe pelo SUS acontece até o dia 31 de maio e a estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

Publicidade

Publicidade