Dizem que é impossível ser feliz sozinha, mas impossível mesmo é ser feliz sem amar a si mesma. Afinal, seja para aproveitar os bons momentos, seja para superar as dores, precisamos estar minimamente de bem com a gente.
“Muitas vezes, consideramos que amor-próprio é gostar do que vemos, nos sentir bonitas. Mas somos mais do que um corpo físico, pois também apresentamos aspectos emocionais, mentais e espirituais. Por isso, para ter de fato autoestima, é preciso trabalhar o amor-próprio em todos os níveis”, destaca a guru do amor Ceci Akamatsu.
Pensando nisso, a terapeuta montou um teste para você checar se o seu amor-próprio está em dia ou se você precisa dar uma atenção maior a ele.
Ao final do teste, Ceci dá dicas para você cuidar de si mesma e encontrar seus próprios caminhos para fortalecer a autoconfiança. Lembrando que são apenas alguns direcionamentos e cada pessoa deve traçar seu próprio caminho. Se você quiser se aprofundar, saiba mais aqui sobre amor-próprio e como trabalhar seu poder pessoal.
A quantas anda o seu amor-próprio?
Será que você dá a si mesma(o) a atenção que merece?
Bora elevar esse amor-próprio aí?
Cuidar do corpo não é frescura ou vaidade em vão. No nível físico, encontre aquilo que é saudável e te faz bem, sem dar tanto bola assim para para padrões externos. São tantas informações que você pode se perder, e perder de vista o mais importante: você. Isso vale para tudo, até mesmo para a comida.
Cuide do seu sono porque ele afeta e ao mesmo tempo é afetado por outros fatores. Tenha cuidado e carinho com seu quarto e ambiente também, pois eles são como uma extensão de você.
No nível mental, perceba se você tá sempre reclamando ou sendo pessimista. É preciso aprender a nutrir a mente positivamente. Comece a redirecionar seus pensamentos de maneira mais construtiva, mesmo quando a realidade lá fora ou seus sentimentos lhe puxarem pra baixo.
Procure se conectar com a natureza, adote práticas de cunho mais espiritual, pois isso fará toda diferença.
Perceba que todo sentimento desagradável sinaliza algo que precisa ser aprendido, curado, melhorado. Não se assuste caso você perceba que tem muitos aspectos ainda desequilibrados em sua vida. Tenha calma! Comece aos poucos mudando sua maneira de enxergar as coisas.
Faça uma lista do que deseja mudar e comece pelas mudanças mais fáceis. Você se sentirá mais motivada para continuar fortalecendo seu amor-próprio, passo a passo.
Se precisar de ajuda, estou por aqui – pode me chamar aqui ou ver mais dicas no meu Instagram.
Está no caminho! Vamos em frente, cada vez melhor!
Você quer se sentir melhor consigo mesma e talvez ainda não tenha encontrado o caminho. Que tal se organizar melhor em todos os níveis para conseguir dar prosseguimento ao que você busca e assim fortalecer o amor-próprio?
Implante uma mudança de cada vez, pouco a pouco. Comece fazendo uma lista, e de início, priorize aquilo que você tem mais facilidade. Os resultados dessas primeiras ações vão trazer mais motivação e empolgação para continuar firme.
Se você sentir dificuldades em alguma etapa, procure perceber por que tal passo está difícil. Pode ser um tipo de pensamento, sentimento, jeito de agir. Busque caminhos para mudar estes bloqueios antes de seguir em frente.
Lembre-se de manter uma abordagem integral, afinal, nossos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais são interligados, e às vezes mudando algo em outro nível diferente do que está nosso bloqueio, conseguimos desbloquear.
Manter-se motivada depende da maneira como escolhe olhar para a mudança. Foque-se no seu objetivo maior: sentir-se mais feliz e de bem com a vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Mesmo que desvie do caminho, volte novamente a mente e o coração para o que deseja e siga em frente.
Se mesmo assim sentir que está difícil fortalecer seu amor-próprio, pode me chamar aqui ou ver mais dicas no meu Instagram.
Arrasou! Seu amor-próprio está incrível!
Você tá entendendo que ter compaixão e cuidar de si mesma de maneira integral e integrada é importante. Cuidar dos aspectos físicos da sua vida, da sua mente, emoções e alma é o pacote completo.
Você tem conseguido nutrir a mente e as emoções positivamente. O que não significa ignorar os seus defeitos e os dos outros o tempo todo, mas aprender a lidar e crescer com eles.
Respeitar seus limites e o seu ritmo é um grande passo. Continue cuidando de si mesma com paciência e acolhimento a cada vez que sentir que falhou. Torne sua vida cada vez mais prazerosa e agradável, pois isso vai lhe manter motivada para fortalecer-se cada vez mais.
Medite, entre em contato com a natureza ou pratique sua espiritualidade com certa frequência. Trabalhar esse campo mais sutil é super importante para sua autoestima e evolução pessoal.
Se precisar de ajuda, estou por aqui – pode me chamar aqui ou ver mais dicas no meu Instagram.
Como você cuida da alimentação, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade?
Como você cuida de sua beleza e estética?
Como você cuida do ambiente de estudos e do seu quarto?
Como está seu sono?
Você se trata como seu melhor amigo(a)?
Como você alimenta sua mente, seja por meio de leituras, filmes e conversas?
Como você se relaciona consigo mesma e com os outros?
Qual a qualidade de suas amizades?
Você vive com medo de se decepcionar ou se sentir rejeitada em suas relações?
Você desenvolve alguma prática que te ajude a evoluir, além de estudos e obrigações?