Descubra 9 curiosidades sobre o beijo e o ato de beijar!

O mesmo beijo pode ser muito diferente, tudo depende da pessoa e da situação. Mas esses fatos curiosos vale para tudo e todos!

Por Da Redação Atualizado em 13 abr 2023, 18h24 - Publicado em 13 abr 2023, 18h15

Alguns encaixam, outros nem tanto. Alguns são babados, outros são beeeem babados. Alguns são lentos e carinhos, outros são rápidos e provocadores. Mas todos são beijos. Neste Dia Internacional do Beijo, nós reunimos, 13 de Abril, nós resolvemos te contar 9 curiosidades sobre o ato de beijar!

1. Queima calorias

Isso mesmo que você leu, um beijo de um minuto pode queimar de 2 a 5 calorias! Percebeu que falamos só um minutinho, né? Porque na real, as calorias são perdidas de acordo com os seus batimentos cardíacos. Ou seja, mais beijos = mais calorias perdidas!

2. Desestressa

Cadê os estressados de plantão? Achamos uma solução para você! O cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminui durante e após o  beijo. Ao mesmo tempo as taxas de oxitocina e dopamina tendem a aumentar, isso significa prazer e felicidade!

3. Exercita os músculos do rosto

O beijo de língua exercita cerca de 30 músculos do rosto e olha que a ginástica facial faz muitooo bem para o rejuvenescimento. Ufa!

Gif de uma cena de beijo que rola no filme Antes do Sol Nascer

4. 10% do mundo não beija

Isso aí. No sudão, por exemplo, muitas pessoas acreditam que o beijo é a janela da alma e ser beijado pode significar ter sua alma roubada. Os esquimós são outro exemplo. Por causa do frio intenso, eles evitam beijos (daí vem o famoso ‘beijo de esquimó’).

5. Beijar vicia…

Isso é culpa do neurotransmissor chamado “dopamina”. Sabe aquela sensação de desejo e euforia? Vem dele. Tudo isso significa que, sim, quanto mais você beija, mais você quer beijar.

6. O beijo mais reproduzido é o do Titanic

Ah a clássica cena do jack e da rose virados para a proa do navio…

Gifs do Leonardo DiCaprio em Titanic pra perder as estruturas
Reprodução/Reprodução

7. O primeiro beijo do cinema aconteceu em 1896

Os protagonistas da cena foram John C. Rice e Mary Irwin, e adivinhe? O nome da produção é “The Kiss” (‘O beijo’, em português). Na verdade, foi mais um selinho, mas foi superousado para a época.

8. Beijar faz bem para a saúde

Estima-se que 80 milhões de bactérias sejam trocadas durante um beijo, calma, isso não é ruim. Segundo o levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Amsterdã, isso é ótimo para o sistema imunológico! Só lembre que algumas doenças também são transmitidas pelo beijo, viu?

9. Existe um ranking dos piores beijos do mundo

De acordo com a lista, os beijos com muita baba ou muita língua são os menos preferidos, além disso, a maior parte da galera diz não curtir mordidas muito fortes!

Já manda essa lista para aquela pessoa beijoqueira!